EDITAL GINCANA 2018

Publicado em 08.05.2018 - Assessoria de Comunicação - Sem comentários

XXIV GINCANA DO SAGRADO – BRASÍLIA – 2018

Tema: “Épocas – personagens que fizeram história”.

Regulamento

 

  • Habilidades e competências

Estabelecer relações equilibradas e construtivas com o outro, consigo mesmo e com o meio ambiente, através das atividades recreativas, esportivas e culturais da XXIV Gincana do Sagrado.

  • HEF1 Aplicar os elementos básicos de cada esporte em situação de jogo.
  • HEF2 Aceitar a disputa como elemento de competição, não como atividade de rivalidade.
  • HEF3 Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos.
  • HEF4 Desenvolver sua autonomia na solução de conflitos.
  • HEF5 Comprometer-se em preservar os recursos presentes na escola.

2) Orientações Gerais

  • Será realizado um sorteio para decidir as cores das equipes.
  • As disputas ocorrerão entre as turmas/séries da seguinte forma:

6º Ano X 7º Ano (4 equipes);

8º Ano X 9º Ano (3 equipes);

1ª Série X 2ª Série X 3ª Série (3 equipes).

  • A confecção de camiseta para as equipes não será obrigatória, ficará a critério e responsabilidade das turmas/séries. As equipes que optarem em confeccionar as camisetas deverão seguir o padrão exigido pela escola e passar pela aprovação da comunicação e do SOR.
  • A Gincana terá início no mês de maio, com a culminância dos jogos e das brincadeiras no mês de agosto. Serão solicitadas tarefas a serem cumpridas nos meses de maio e junho (posteriormente especificadas).
  • Premiação: 1º lugar: passeio; 2º lugar: sessão de filme na escola.
  • Pontuação: cada prova seguirá a seguinte pontuação.
1º lugar 100 pontos
2º lugar 80 pontos
3º lugar 60 pontos
4º lugar 40 pontos

3) Atividades

Divulgação da gincana

Data: 10 de maio de 2018.

Responsáveis: Ana Paula e Daniela.

Passar nas salas apresentando a proposta de 2018 e o vídeo de lançamento aos estudantes.

Sorteio das cores

Data: 11 de maio de 2018.

Responsáveis: coordenação.

Os representantes de cada turma serão convocados para participarem do sorteio das cores (azul, vermelho, verde, rosa, preto, amarelo, lilás e laranja).

Tarefa 1: definir nome, cor e personagem da equipe, de acordo com o tema.

Data: até 17 de maio de 2018.

Professores responsáveis: Educação Física.

Pontuação: 100 pontos – prova cumprida.

  • A apresentação deverá ser de acordo com a filosofia da escola.
  • Os nomes/personagens não poderão ser repetidos. Em caso de empate, terá prioridade a turma que antes apresentar formalmente o cumprimento da tarefa para a comissão organizadora (professores de Educação Física).
  • Entregar aos professores de Educação Física, por e-mail ou pendrive e impresso.

Tarefa 2: concurso de sósia.

Data: 30 de maio — horário do intervalo.

Pontuação: 1º lugar: 100 pontos, 2º lugar: 80 pontos e 3º lugar: 60 pontos.

A pontuação dessa prova será feita através da avaliação dos professores do segmento. Os critérios utilizados serão: criatividade, semelhança e respeito. Caso alguma equipe desrespeite as regras de convivência, serão excluídos da prova e perderão 100 pontos.

  • Cada equipe deverá apresentar dois sósias de alguma celebridade ou um funcionário/professor do colégio.
  • Os estudantes do 8° Ano C deverão vir no turno matutino.

Tarefa 3: concurso de fotografia.

Data: até 6 de junho.

Projeto: fotobolagem.

Responsáveis: professores de Artes.

O concurso amador de fotografias digitais do Educacional tem como objetivo instigar a criatividade de estudantes que usam seus smartphones ou equipamentos fotográficos mais sofisticados. Para participar desse concurso, é preciso cumprir apenas um critério: uma bola, seja ela de que modelo for, deve ser o objeto principal da imagem. A imagem deve conter uma bola e um ponto turístico de Brasília.

Pontuação

  • Entrega de no mínimo 10 fotos: 100 pontos – prova cumprida.
  • Votação dos professores da melhor foto: 1º lugar: 100 pontos, 2º lugar: 80 pontos e 3º lugar: 60 pontos.
  • Curtidas nas redes sociais: cada equipe irá escolher, das 10 fotos entregues, uma foto para ser postada nas redes sociais do colégio. A equipe de comunicação do colégio irá postar as fotos e as equipes deverão instigar as curtidas. 1º lugar: 100 pontos, 2º lugar: 80 pontos e 3º lugar: 60 pontos.

Tarefa 4: arrecadação de material esportivo e brinquedos.

Data de entrega: 29 de junho.

Pontuação: 100 pontos – prova cumprida.

Itens e quantidades: cada equipe deverá entregar as seguintes quantidades.

– 03 bambolês,

– 03 bolas (futebol ou basquete ou voleibol),

– 02 kits de tênis de mesa (2 raquetes e 1 bolinha),

– 02 petecas,

– 03 cordas de pular,

– 02 pares de meião de futebol,

– 04 camisetas que remetam a esportes (novas ou usadas – em boas condições),

– 03 pares de tênis (novos ou usados – em boas condições).

Responsáveis pelo recebimento: os auxiliares de disciplina serão os responsáveis pelo recebimento e pela contagem dos materiais.

*A instituição que receberá os materiais será informada posteriormente pelo SOR.

Informações finais

As atividades realizadas nos dias 6 e 7 de agosto serão posteriormente especificadas para que as equipes possam se organizar, lembrando que acontecerão nos dois turnos e todas as equipes deverão apresentar participantes.

 

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Ana Paula Borges

Coordenadora Pedagógica EF II

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Carolina Brito

Professora de Educação Física

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Nilva Zôrzo

Coordenadora Pedagógica Geral

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Daniela Caldeira

Coordenadora Educacional EF II

 

 

 

 

 

 

 

 

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Raul Silveira

Professor de Educação Física