VAMOS FALAR SOBRE BULLYING?

Passou a vigorar no dia 6 de novembro de 2015, a Lei Nº-13.185, Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying). A lei prevê que instituições de ensino, clubes e agremiações recreativas desenvolvam programas com medidas de conscientização, prevenção e combate ao ato.

O texto caracteriza o bullying “como todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo, que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas”.

A defesa da vida, presente em nossa Missão, Visão e Valores se caracteriza pela prevenção e combate a toda forma de exclusão, injustiça e preconceito. Assim, nós, educadores do Colégio Sagrado Coração de Maria de Brasília, entendemos a importância de reforçar as recomendações da lei e desenvolver o assunto dentro da nossa realidade. Por este motivo, desenvolvemos diversas ações dentro da instituição com estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio. Entendemos que cada idade possui suas especificidades, portanto o tema bullying deve ser abordado de formas diferentes.

Sabemos que conviver é um exercício nada fácil, implica em aprender a negociar com o que nos é comum e incomum num jogo relacional onde alguns pontos são essenciais. Pontos estes, também, expressos em nossa Missão, Visão e Valores.

Deixamos como sugestão de leitura a cartilha “Vamos falar sobre, sobre Bullying e Cyberbullying? ”, do Senado Federal.  O material provoca reflexões importantes e esclarece dúvidas sobre o tema. Acesse aqui!

Contamos com a parceria e o apoio de todos vocês!