CAEP promove 1° Encontro das Coordenações do SOR em 2017

Tendo como inspiração essas palavras de Padre Gailhac, fundador do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria (IRSCM), foi realizado, nas últimas quarta (31) e quinta-feira (1°), o Primeiro Encontro das Coordenações do Serviço de Orientação Religiosa (SOR) em 2017 da Rede Sagrado – Colégios Sagrado Coração de Maria.IMG_1737-1024x856

 

A reunião, promovida pelo Centro Administrativo Educacional da Província (CAEP), ocorreu na Casa das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora, localizada no bairro Dom Cabral, região noroeste de Belo Horizonte, Minas Gerais. Waldemar Bettio, Coordenador do SOR, conduziu o grupo, que também contou com a presença de Vanessa Lopes Teixeira, Assessora Pedagógica do CAEP, Sérgio Francisco G. Andrade, SOR BH, Carlos Bruno de Araújo, SOR RJ, Evandro Albuquerque, SOR UBÁ, Andreia Almeida Martins, SOR Vitória e Fernando Tiago Kotz, SOR Brasília.

De acordo com Waldemar, esse encontro foi planejado levando em consideração dois objetivos principais, sendo eles:

1º) Socialização de apresentações produzidas pelos Coordenadores do SOR sobre os conceitos fundantes do Programa de Educação Religiosa (PER) com o intuito de capacitar os outros profissionais dos cinco CSCM.

2º) Dar início ao processo de atualização e sistematização da dimensão Pastoral da Rede Sagrado – CSCM sobre o prisma das ações solidárias e a educação da fé.

IMG_1726-1024x576

 

Ainda segundo Waldemar, a conclusão do primeiro objetivo acima será considerada a última etapa da fase de reconstrução da matriz curricular do Ensino Religioso da Rede.

Na quarta, os participantes do encontro assistiram à palestra do Frei Luiz Antônio Pinheiro, que é licenciado em Filosofia, bacharel em Teologia e mestre em Teologia e Ciências Patrísticas.

Ainda segundo Waldemar, a conclusão do primeiro objetivo acima será considerada a última etapa da fase de reconstrução da matriz curricular do Ensino Religioso da Rede.

 

 

IMG_1730-1024x576

Já na quinta o grupo foi convidado a “confrontar as contribuições do Frei Luiz com as concepções da Rede Sagrado em relação à pastoral”, explicou Waldemar.