Como fortalecer a autorregulação da criança?

A autorregulação é muito importante não só para o bem-estar do indivíduo como aos que com ele convivem. Consequentemente, pessoas que sabem controlar e dominar suas emoções contribuem a uma sociedade mais saudável e empática. Mas como ajudar a fortalecer a autorregulação, desde os primeiros anos de vida?

A primeira infância é terreno fértil para a construção de comportamentos e valores. Nessa fase da vida, o cérebro está pronto para absorver conhecimentos, aprendizados, referências…. Nos primeiros anos, oportunizar formas de a criança se conhecer e estabelecer relações com ela mesma, com o outro e o mundo à volta, aprendendo a mediar suas emoções, fará toda a diferença na vida adulta.

Mas onde começa esse aprendizado?

Pais e adultos de referência desempenham um papel essencial no processo de autorregulação da criança, ou seja, no desenvolvimento de habilidades de monitorar e modular a emoção, a cognição e o comportamento. Tudo para que a criança consiga vivenciar diferentes situações de forma equilibrada e saudável.

Os especialistas entendem que existem quatro níveis de regulação humana:

Fisiológica – relacionada ao último período fetal do bebê. São mudanças e controles que se dão ainda no feto.

Emocional – acontece no primeiro ano de vida, quando o bebê reage às interferências

externas. A maneira como vivencia e vence o estresse e a frustração.

De atenção – se dá durante o segundo ano de vida, quando a criança passa por um amadurecimento na forma como percebe e se atém às coisas e aos acontecimentos, guardando informações na memória.

Autorregulação – acontece durante os anos pré-escolares, quando a criança desenvolve seu comportamento, as formas de se adaptar a diferentes situações e as funções executivas.

Pais e familiares precisam receber apoio para que possam contribuir positivamente a essa fase de seus filhos. Caso contrário, adultos inseguros, dependentes, agressivos, inconsequentes podem prevalecer em nossa sociedade.

Por exemplo, os adultos precisam ter clareza de que o autoritarismo, permissividade e negligência são inadequados nesse processo de formação da criança que, na verdade, precisa de disciplina e comando, balanceados com carinho, atenção positiva, encorajamento, elogios e sensibilidade às suas necessidades.

Fonte: http://desenvolvimento-infantil.blog.br/como-fortalecer-a-autorregulacao-da-crianca/ Fundação Maria Cecília Souto Vidigal