Como incentivar a independência do seu filho

A cada fase, a criança conquista mais autonomia. Os pais e a escola podem dar uma forcinha. 

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Não tem como negar, a escola tem mesmo um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. De maneira planejada e intencional, ela estimula os alunos a exercitarem suas próprias escolhas, estimulando e valorizando cada conquista.

E se os pais fizerem o mesmo em casa, o caminho para a independência da criança fica cada vez mais próximo. Basta saber se o seu filho está pronto para realizar determinadas atividades, ou seja, se elas são compatíveis com sua idade.

Patrícia Cintra, filha de Ana Maria e Wanderlei, pedagoga, especialista em literatura e alfabetização, mostra como você pode incentivar a autonomia da criança em diferentes fases:

4 a 11 meses: Nessa fase, os pequenos se desenvolvem experimentando o mundo pelos sentidos. Os desafios propostos devem contemplar explorações de sons, texturas, sabores e odores. Músicas e contação de histórias são boas pedidas.  Incentivar a fala é essencial!

1 ano: Os primeiros passos podem ser estimulados por desafios de equilíbrio. Experiências de empurrar, lançar, jogar tudo no chão e observar o que acontece são formas que as crianças dessa fase mostram que já podem fazer sozinhas, além de investigarem objetos em suas ações.

2 anos: A criança começa a ampliar seu vocabulário e a estimulação deve ser mais complexa. Pais e educadores devem fazer perguntas, para ajudá-la na construção das frases curtas e na verbalização dos seus sentimentos. A escola pode possibilitar oportunidades de a criança carregar sua mochila, de tamanho e peso adequado, ajudar guardar os brinquedos ao final da brincadeira, comer o lanche, lavar as mãos e escovar os dentes.

3 anos: Já com vocabulário mais avançado e contando com grande energia física, é possível propor que as crianças nessa faixa etária contem sua história favorita. Na escola, já é possível envolvê-las na organização dos brinquedos, jogar papéis no lixo, recolher trabalhos dos colegas e entregar às professoras, tirar peças de roupa ou calçados.

4 anos: As crianças dessa idade são imaginativas e curiosas, por isso já é possível incentivá-las a arrumar a mochila para ir à escola e até mesmo para se vestir sozinhas.

5 anos: Nessa fase, a garotada já verbaliza o que consegue fazer e quer realizar atividades cada vez mais complexas. Aprender a realizar sua higiene pessoal completa é uma maneira de torná-las independentes. Participar de jogos faz com que vivenciem situações em que terão que lidar com escolhas e suas consequências.

Fonte: http://dicaspaisefilhos.com.br