Estudantes da Rede Sagrado realizam Avaliação Diagnóstica Individual

Publicado em 15.02.2019 - Destaques, Notícias - Sem comentários

Entre os dias 11 e 22 de fevereiro, os estudantes de todas as unidades da Rede Sagrado – Colégios Sagrado Coração de Maria (CSCM) realizam a Avaliação Diagnóstica Individual (ADI) 2019.

Trata-se de um processo integrado à agenda do ano letivo dos colégios e que possibilita compreender o nível de conhecimento e as competências desenvolvidas pelos alunos no ano anterior. Assim, os professores se munem de informações relevantes para o planejamento mais assertivo das aulas, além de estarem aptos para propor intervenções que potencializem e promovam saltos de aprendizagem.

Para a Coordenadora Pedagógica Geral do Colégio Sagrado Coração de Maria Belo Horizonte, Daniela Chaves, a Avaliação Diagnóstica Individual é um instrumento importante para auxiliar o professor na construção do itinerário pedagógico.

“A partir da ADI podemos perceber as habilidades fundantes que o estudante já tem garantidas daquela determinada série e quais outras habilidades fundantes ele tem dificuldades. Com esse diagnóstico podemos fazer uma intervenção mais assertiva com esse grupo de estudantes”.

Ainda de acordo com a pedagoga, a intervenção é focada em grupos: alunos com dificuldades, alunos medianos e alunos de alta performance. A proposta da Rede Sagrado – CSCM é trabalhar estes grupos, atuando diretamente nas dificuldades, ao mesmo tempo em são trabalhas as potencialidades destes estudantes. Com isso é possível intervir corretivamente favorecendo o desempenho do aluno e uma formação integralizada.

“Se durante, por exemplo, a 1ª série do Ensino Médio identificarmos alguma habilidade fundante com certa dificuldade, teremos condições de agir previamente e preventivamente no 9º ano, por meio de mudanças metodológicas, dinâmicas do ensino ou diretamente com os professores para que na próxima série essa dificuldade não se perdure, complementa Daniela Chaves.