Fórum JPIC 2019 movimenta Colégio Sagrado Coração de Maria

Publicado em 19.06.2019 - Destaques, JPIC, Notícias, SOR - Sem comentários

jpic_instagram_2019_scm-7

Com várias atividades de integração com os alunos, desde a Educação Infantil e até o Ensino Médio, o Colégio Sagrado Coração de Maria – Brasília (CSCM) ficou movimentado e cheio de atrações. É o Fórum JPIC – SCM 2019, que foi um sucesso.

No primeiro dia, os estudantes aprenderam a fazer o próprio repelente que ajuda a expulsar a indesejável presença de pernilongos e mosquitos, inclusive o Aedes aegypt, transmissor da dengue. Os alunos também produziram embalagens ecológicas para transportar alimentos e evitar o uso de plásticos e alumínios na lancheira poupando, assim, o meio ambiente. E as atividades não pararam por aí. Eles ainda aprenderam a fazer uma opção saudável de sobremesa, o brigadeiro de casca de banana, rico em fibras e antioxidantes. Os estudantes também participaram de oficinas de arte e desenho, brincadeiras e muitas atividades de integração.

No segundo dia de evento, os estudantes do CSCM compartilharam aprendizados de química com os alunos do Projeto Vida Padre Gailhac, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em São Sebastião (DF). Leia mais aqui.

Os participantes assistidos pelo projeto visitaram o Colégio para aprender técnicas de produção de sabão e, no laboratório, puderam colocar em prática todo o aprendizado. Assim, eles conheceram de perto o projeto Fábrica-Escola, supervisionado pelo professor de Química, Vitor Carvalho. Junto, estudantes do Colégio e participantes do Projeto Vida, ainda vivenciaram momentos de atividades recreativas.

Os estudantes participaram, também, de uma videoconferência com a Irmã Verônica Brant, membro da ONG RSHM na ONU, quem compartilhou a experiência na Organização da Nações Unidas (ONU). Ela respondeu dúvidas dos alunos sobre a missão religiosa em diversos países.

Durante os três dias de evento, os estudantes do 6° ano ao Ensino Médio debateram as principais adversidades enfrentadas pela humanidade nas áreas de saúde, educação, segurança e serviço social. Com grupos separados por países, em comissões formadas conforme o modelo da ONU, os alunos elaboraram propostas para solucionar problemas que atingem todo o mundo. O debate é uma atividade de grande valia para a formação educacional de nossos estudantes, pois reforça a importância da democracia, estimula o desenvolvimento do pensamento crítico e a prática da elocução, além de auxiliar no processo de desenvolvimento do raciocínio lógico.

O Fórum JPIC – SCM 2019 aconteceu de 17 a 19 de junho.