Intercâmbio Internacional da Rede Sagrado 2018: saiba como foi!

Publicado em 06.08.2018 - Destaques, Ensino Médio, Intercâmbio Rede Sagrado, Notícias - Sem comentários

A aluna da 3ª Série do Ensino Médio do Colégio Sagrado Coração de Maria Brasília, Isabelle Rosa, passou pela incrível oportunidade de vivenciar o Intercâmbio Internacional da Rede Sagrado 2018 em Londres, no Marymount International School.

Desde pequena, a estudante sonha em viver uma aventura como essa e adquirir experiências internacionais. Isabelle conta que essa oportunidade sempre esteve em seus sonhos e planos e, por isso, batalhou com todas as suas forças para conseguir passar pelo processo seletivo da escola.

IMG_2324

De acordo com a aluna, foi muito gratificante ter encontrado essa oportunidade no colégio. “Acredito que esse programa é de extrema importância, pois, além de os alunos brasileiros irem para o exterior, nós também recebemos alunos intercambistas vindo de países como Colômbia, Inglaterra e Estados Unidos. Então, essa troca cultural permite um grande crescimento para todos os estudantes, no sentido pessoal e escolar”, completa.

Isabelle ficou hospedada na própria escola Marymount, que era também um internato. De todas as suas experiências durante os 40 dias em Londres, ela conta que foi completamente diferente de tudo que já viveu. Além de ser em outro país, a escola tinha muitas alunas de vários lugares do mundo e, por isso, ela teve contato com diversos idiomas.

A instituição possui o sistema de horários, matérias e regras diferentes do utilizado pelo nosso colégio e, claro, possui o típico uniforme britânico. Outro ponto curioso é a diversidade de comidas oferecidas pela escola na hora do lanche, que inclui até a culinária vegetariana.

IMG_0685

Na Marymount School, os alunos têm um horário inicial com o advisor para conversar, pedir conselhos e ajuda em algum trabalho antes de todas as aulas. A grade horária foi montada conforme escolhido por ela e havia os breaks para irem à biblioteca. As aulas eram muito dinâmicas e os laboratórios de ciências, bem aprimorados para a realização de experiências científicas.

Em relação às diferenças entre os dois colégios, Isabelle conta que ambos possuem suas particularidades, por exemplo, durante o Ensino Médio, o Sagrado Brasília foca no PAS e no Enem, já na Inglaterra, as alunas contam com um currículo internacional, que é o meio para entrar em diferentes faculdades espalhadas pelo mundo após cursar o IB — teste para as faculdades. “Pude perceber, também, que as duas escolas passam aprendizados muito similares aos alunos, seguindo uma conduta de honra, disciplina, empatia e dedicação”, afirma ela.

IMG_3610

Após passar por essa experiência, a estudante conta que se sente como alguém que ganhou bagagem cultural enorme, percebendo que o mundo é muito maior do que a sua zona de conforto. “Ao ser obrigada a fazer várias coisas sozinha, como pegar ônibus, metrô e trem, andar pelas ruas da cidade, montar os passeios e conversar com pessoas diferentes, eu percebi que sou capaz de realizar grandes coisas. Criei independência, aprendi muito sobre ter empatia com o próximo, ter coragem e enfrentar desafios e entendi a cultura do outro.”

Para os alunos que compartilham esse sonho, Isabelle manda um recado: “FAÇAM!”. Ela afirma que pode surgir um medo, um frio na barriga, mas garante que é uma experiência para levar para a vida, devido ao crescimento, ao aprendizado e ao amadurecimento adquiridos após o intercâmbio.

Aos colegas que desejam viver essa experiência, Isabelle se dispõe a ajudá-los com quaisquer informações e dúvidas que tiverem.