NOVO CONSELHO PROVINCIAL TOMA POSSE

“Que uma fé viva as dirija, que uma esperança firme as sustenha, que um amor sem limites as inflame.” (Padre Gailhac)

No dia 30 de setembro, tomou posse o novo Conselho da Província Brasileira das Religiosas do Sagrado Coração de Maria. Em uma cerimônia carregada de emoção, a então coordenadora provincial, Irmã Ana Helena Andreão, e as conselheiras Irmã Judith Caliman e Irmã Marília da Paz Bellini, empossaram a nova Provincial, Irmã Terezinha Cecchin, e as conselheiras Irmã Geny Alves de Oliveira e Irmã Helena Pin. A ecônoma provincial, Ir. Maria Cristina Caetano, permanece no mandato.

da esquerda para direita: Ir. Geny (conselheira); Ir. Terezinha (coordenadora provincial); Ir. Helena (conselheira); Ir. Cristina (ecônoma provincial).

Novo conselho provincial. Da esquerda para direita: Ir. Geny (conselheira); Ir. Terezinha (coordenadora provincial); Ir. Helena (conselheira); Ir. Cristina (ecônoma provincial)

O evento foi realizado no Centro Provincial, em Belo Horizonte. Além de religiosas de diferentes comunidades do Brasil, estiveram presentes representantes das equipes de leigos que colaboram com o Instituto, seja nos colégios da Rede Sagrado, seja nos projetos socioassistenciais desenvolvidos.

Antigo conselho provincial. Da esquerda para direita: Ir. Marília (conselheira); Ir. Ana Helena (coordenadora provincial); e Irmã Judith (conselheira).

Antigo conselho provincial. Da esquerda para direita: Ir. Marília (conselheira); Ir. Ana Helena (coordenadora provincial); e Irmã Judith (conselheira).

Em seu discurso de entrega do mandato, Ir. Ana Helena agradeceu por todo o apoio recebido nos últimos seis anos e desejou ao novo governo coragem, sabedoria e entendimento, relembrando os nossos fundadores Padre Gailhac e Ir. Saint Jean. “O verbo agora é esperançar, construir, irmos juntas: Somos chamadas a ser comunidade, a conhecer e celebrar o amor de Deus por nós e a tornar esse amor conhecido por outros”, encerrou. No vídeo abaixo, ela fala sobre o legado deixado.

Ao assumir a coordenação provincial, Irmã Terezinha valeu-se de referências bíblicas, encontrando no Livro de Rute os exemplos do sinal profético para o nosso tempo: aproximar diferenças, convivência criativa, romper barreiras, coragem da mobilidade. Encantamento. Solidariedade e inclusão.  Assim, ela conclamou a todos a colaborarem com as obras do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria. “Nós também queremos fazer de maneira extraordinária coisas simples ‘Construir pontes de justiça e solidariedade’ do jeito que Deus quer”, afirmou.

posse-novo-conselho-provincial-rscm (9)

A cada três anos, as RSCM se organizam para a eleição de uma nova Superiora Provincial. Isso significa que a religiosa eleita, entre outras coisas, responderá pela Província no Brasil e atuará na tomada de decisões sobre as atividades a serem desenvolvidas no território.

Que Deus abençoe nossas Religiosas nesta jornada!

Para ver mais fotos desta bonita cerimônia, clique aqui!posse-novo-conselho-provincial-rscm-24