OFICINA COM 1° PERÍODO

No dia 19 de fevereiro, segunda-feira, aconteceu a “Oficina do Dever de Casa” para os educandos e familiares do 1° período matutino e vespertino, da Educação Infantil.

O objetivo da oficina foi trabalhar a organização do cotidiano escolar e reforçar a importância da parceria das famílias nos hábitos de estudos das crianças.

  • _MG_8826
  • _MG_8827
  • _MG_8828
  • _MG_8829
  • _MG_8830
  • _MG_8831
  • _MG_8833
  • _MG_8835
  • _MG_8836
  • _MG_8837
  • _MG_8841
  • _MG_8842
  • _MG_8843
  • _MG_8844
  • _MG_8845
  • _MG_8846
  • _MG_8847
  • _MG_8848
  • _MG_8849
  • _MG_8850
  • _MG_8851
  • _MG_8852
  • _MG_8853
  • _MG_8854
  • _MG_8856
  • _MG_8857
  • _MG_8862
  • _MG_8863
  • _MG_8865
  • _MG_8866
  • _MG_8867
  • _MG_8868
  • _MG_8870
  • _MG_8871
  • _MG_8872
  • _MG_8873
  • _MG_8874
  • _MG_8875
  • _MG_8876
  • _MG_8877
  • _MG_8878
  • _MG_8879
  • _MG_8880
  • _MG_8882
  • _MG_8883
  • _MG_8884
  • _MG_8885
  • _MG_8886
  • _MG_8887
  • _MG_8888
  • _MG_8889
  • _MG_8890
  • _MG_8891
  • _MG_8892
  • _MG_8893
  • _MG_8894
  • _MG_8895
  • _MG_8896
  • _MG_8897
  • _MG_8898
  • _MG_8900
  • _MG_8901
  • _MG_8902
  • _MG_8903
  • _MG_8904
  • _MG_8905
  • _MG_8906
  • _MG_8907
  • _MG_8908
  • _MG_8909
  • _MG_8910
  • _MG_8911
  • _MG_8912
  • _MG_8913
  • _MG_8914
  • _MG_8915
  • _MG_8916
  • _MG_8917
  • _MG_8918
  • _MG_8919
  • _MG_8920
  • _MG_8921
  • _MG_8922
  • _MG_8923
  • _MG_8924
  • _MG_8926
  • _MG_8927
  • _MG_8928
  • _MG_8929
  • _MG_8930
  • _MG_8931
  • _MG_8932
  • _MG_8933
  • _MG_8934
  • _MG_8935
  • _MG_8936
  • _MG_8937
  • _MG_8938
  • _MG_8939
  • _MG_8940
  • _MG_8941
  • _MG_8942
  • _MG_8944
  • _MG_8945
  • _MG_8946

A organização do cotidiano escolar 

É no âmbito familiar que a criança inicia as primeiras noções de hábitos de estudos. Fazer a organização de suas atividades diárias e semanais são pontos importantes na organização, rotina e planejamento.

Nessa faixa etária a criança é bem corporal e precisa da ludicidade para que vivencie o aprendizado de forma significativa.

Os jogos e as brincadeiras são fundamentais nessa etapa. Essa prática auxilia na estruturação do seu pensamento e construindo de forma prazerosa, a importância do aprendizado para a sua vida.

Sugestões para as famílias

  • Mochila, agenda e tarefas escolares:

São excelentes oportunidades ao desenvolvimento da autonomia e responsabilidade, tão importantes para se dar bem na vida e na escola.  Para que o seu filho arrume a mochila sozinho, e pode-se começar o processo a partir dos dois anos, ele precisa aprender como se faz. Comece arrumando junto com ele e na volta da escola verifiquem o que voltou. Ensine-o a cuidar de seus pertences e a ser responsável por eles. Quando sentir que a criança está pronta, peça-a para arrumar sozinha e você supervisiona na ida e na volta da escola, fazendo os ajustes necessários. E então, deixe a criança assumir esta tarefa. O mesmo vale para a agenda. Ensine-o a função e o uso da agenda.

Vejam juntos o que precisa levar à aula, fazer, estudar e vá saindo de cena aos poucos, como fez com a mochila. Lembre-se: neste processo você é apenas coadjuvante. Oriente, mas deixe o seu filho expressar-se, tomar decisões, planejar. Assim, também com a tarefa. Os pais e os filhos precisam entender que a tarefa é do aluno. Quando os pais fazem as tarefas dos filhos tanto confundem o professor, quanto tiram do filho a oportunidade de pensar, de se desafiar, de construir conhecimentos, de viver a autonomia e a responsabilidade. Assim, comece junto, depois supervisione e faça os ajustes até delegar por completo, mas sem deixar de estar atento. E esqueça as chantagens e prêmios.

  • Sono, alimentação e movimento:

O sono é muito importante para a consolidação das aprendizagens que o seu filho teve no decorrer do dia. Também já está comprovado que a ingestão da glicose antes do estudo aumenta o aprendizado. Mas, alimentação muito gordurosa, como salgadinho e hambúrguer, diminuem o ritmo da aprendizagem. Assim, atenção à composição dos alimentos. E atenção ao movimento. A atividade física comprovadamente beneficia a fisiologia da aprendizagem. Além, é claro, de ser fundamental à saúde integral.

*Sugestões retiradas da revista Pais e Filhos