Projeto Vida Padre Gailhac oferece atividades diversas para crianças e adolescentes

Publicado em 26.06.2019 - Assessoria de Comunicação, Destaques, JPIC, Notícias, Projeto Vida Pe. Gailhac - Sem comentários

Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, atendidas pelo Projeto Vida Padre Gailhac, em São Sebastião (DF), tiveram um mês recheado de atividades. O Arraiá do Projeto Vida foi um deles. O evento foi preparado e realizado com muito carinho por todos os colaboradores. Comidas típicas, brincadeiras variadas – inclusive a boca do palhaço com direito a brinde para quem acertasse o alvo, quadrilha com a participação de crianças e adolescentes da unidade socioassistencial, sorteio de diversos brindes doados por instituições parceiras da unidade para todas as famílias além da participação do músico voluntário Silas, que botou todo mundo para dançar, foram as atrações da festa junina.

materia_pv_2019_scm-7

materia_pv_2019_scm-6

Os pequenos também participaram do Fórum JPIC-SCM, evento realizado com estudantes do Colégio Sagrado Coração de Maria Brasília. Durante JPIC, as meninas e meninos assistidos aprenderam a fazer brigadeiro de mandioca e a produzir sabão, a partir do óleo de cozinha. Além disso, eles participaram de diversas atividades que envolviam jogos e esportes. O intuito é reforçar a importância do trabalho em equipe e a valorização no relacionamento com o próximo. Leia matéria completa sobre o Fórum JPIC 2019 aqui (https://bit.ly/2Lm6ete)

materia_pv_2019_scm-4

materia_pv_2019_scm-5

Reunião de pais

Ainda no mesmo mês, aconteceu uma reunião entre pais e filhos, participantes do Projeto Vida Padre Gailhac. Adolescentes de 12 a 15 anos fizeram a abertura do evento com apresentação de peça de teatro sobre o bullying. O objetivo foi mostrar que essa prática é uma violência que pode ser evitada a partir de atitudes simples. A encenação foi um convite à responsabilização de todos na construção de uma vida melhor por meio do diálogo, respeito, solidariedade, justiça e valorização da vida.

materia_pv_2019_scm-1

O momento com as famílias foi prosseguido com a palestra “Educar: Desafios e Possibilidades”, ministrada pela psicóloga Suellen Rodrigues, com a participação do coordenador do Serviço de Orientação Religiosa do Colégio Sagrado Coração de Maria, Fernando Kotz, que abordou a importância dos pais e mães como referências para seus filhos. Ele refletiu com o grupo sobre os limites e responsabilidades de uma educação eficaz. Durante o evento, ainda, foram distribuídos livros paradidáticos para proporcionar o acesso à diversas obras de literatura.

Saúde e prevenção

Em parceria com a Secretaria de Saúde – Unidade Básica de Saúde de São Sebastião, o Projeto Vida Padre Gailhac recebeu profissionais da área, para ministrar palestra sobre sexualidade. O tema foi sugerido pelos beneficiados por meio da caixinha de sugestões, na qual eles colocaram questionamentos, dúvidas e curiosidades acerca da temática. Os agentes da saúde fizeram uma apresentação dinâmica abordando higiene pessoal, puberdade, métodos contraceptivos e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). A apresentação foi dividida em blocos contemplando os interesses de gêneros e faixa etárias, contribuindo para maior descontração e participação dos beneficiados.

materia_pv_2019_scm-2

Visitas das Irmãs

As Irmãs Suzana, da Bahia, e Conceição, de Ubá (MG), que acompanharam os estudantes no Fórum JPIC – SCM puderam conhecer a realidade e as dependências do Projeto Vida Padre Gailhac. Os meninos e meninas apresentaram para as religiosas a música ”Tocando em Frente”, dos cantores e compositores brasileiros Almir Sater e Renato Teixeira. Além disso, eles entregaram lembranças artesanais confeccionadas por eles mesmo às irmãs.

materia_pv_2019_scm-3

Conselheiro Tutelar de São Sebastião

Os participantes do projeto, receberam, ainda, a visita do Conselheiro Tutelar de São Sebastião (DF), Francisco José Tiodosio, que ministrou a palestra “Direito à convivência familiar e comunitária”. O objetivo foi ensinar o Estatuto da Criança e do Adolescente, abordando o direto à convivência. Os beneficiados participaram do momento com perguntas, dúvidas e reflexões somando importantes participações à palestra proferida.