Religiosa da Rede Sagrado realiza encontro em Belo Horizonte

Publicado em 24.05.2019 - Assessoria de Comunicação, Destaques, Notícias, SOR - Sem comentários

Formar equipes é requisito para manter a educação de excelência e referência da Rede Sagrado. Por este motivo, periodicamente, todos os colaboradores participam de encontros de formação, atividades complementares e intercâmbio profissional entre as unidades da Rede.

Desta vez, os Coordenadores do Serviço Religiosa da Rede Sagrado reúnem-se, em Belo Horizonte, para tratar de temas correlatos ao Programa de Ensino Religioso (PER) nos Colégios Sagrado Coração de Maria e outras temáticas diversas.

Para tratar sobre o PER e as Habilidades e Competências Socioemocionais, a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, da unidade Belo Horizonte, Ana Luísa Guimarães, proferiu apresentação para os participantes. Ela destacou a necessidade de se conhecer o contexto de formação de aprendizagem da criança e do adolescente e estabeleceu a relação com a metodologia de ensino religioso.

WhatsApp Image 2019-05-22 at 11.09.43

Os coordenadores puderam refletir, também, sobre a dimensão pastoral da Rede Sagrado. Para isto, a Ir. Rosinha conduziu os trabalhos utilizando a matriz SWOT/FOFA para que os coordenadores identificassem as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades que envolvem a dimensão da pastoral em cada uma das unidades da Rede. Eles observaram que muito tem sido feito em fidelidade ao carisma do Pe. Gailhac, fundador do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria (IRSCM). Estas atividades revelam a importância de todos colaborarem na missão IRSCM. A criatividade e receptividade das famílias e estudantes, foram destacadas como pontos fortes.

WhatsApp Image 2019-05-23 at 10.30.06

O grupo, também, contou com a participação da Analista Pedagógica, Rita de Cássia Alves, e da Analista de Projetos Sociais, Andreza Mesquista, que apresentaram as atuações a atividades da Rede de Ação Junto aos Excluídos (REAJE). O objetivo foi o de fortalecer os vínculos, ampliando a compreensão sobre as atividades e a mutualidade colaborativa entre os Projetos Vida e os Colégios. Além disso, o momento foi uma oportunidade para que os coordenadores do SOR pudessem aprofundar na concepção e abrangência da REAJE, que hoje atua em cinco estados brasileiros de maneira diversificada, mantendo e assessorando projetos sociais.

WhatsApp Image 2019-05-23 at 13.59.23

O encontro aconteceu nos dias 22 e 23 de maio e foi promovido pela Coordenação do Serviço Religioso do Centro Administrativo Educacional da Província (CAEP), sob organização de Waldemar Bettio. Participaram do encontro os membros da coordenação do SOR das unidades: Sérgio Francisco Guimarães Andrade (Belo Horizonte), Fernando Tiago Kotz (Brasília), Carlos Bruno de Araújo Mendonça (Rio de Janeiro), Evandro Albuquerque de Andrade e Andrea Almeida Martins (Vitória), acompanhados da equipe do CAEP pela Coordenadora Pedagógica de Processos Educativos, Deise Elen Abreu, e pelas Assessoras Pedagógicas Maria Beatriz Silva e Vanessa Lopes Teixeira. Representando o IRSCM estiverem presentes Irmã Rosinha e Irmã Helena Pin.

Confira mais fotos!

WhatsApp Image 2019-05-23 at 10.30.08

WhatsApp Image 2019-05-23 at 10.30.11
WhatsApp Image 2019-05-22 at 11.07.11