Ensino Fundamental I

Enfatiza a importância da formação humana em sua totalidade, na vivência dos valores éticos e cristãos, aliada à busca de aprendizagens significativas e desafiadoras, comprometidas com os resultados e atividades acadêmicas, formando seres íntegros, fortalecidos na sua autoestima e seguros para construir sua subjetividade.

O trabalho é focado no desenvolvimento de habilidades e competências que ocorrem de forma concomitante aos conhecimentos em um currículo que abrange Língua Portuguesa, Artes, Educação Física, História, Geografia, Matemática, Ciências, Educação Religiosa e Inglês, além da Informática Educativa, trabalhada como ferramenta pedagógica de apoios e instrumento de educação primordial nos nossos dias. Através de estratégias diversificadas, estimula o trabalho cooperativo, a troca de experiências, a autonomia, o espírito crítico, a criatividade e o desejo de aprender.

Efetivamos nossa prática de favorecer a formação de um ser que pensa, escolhe e decide, calcada na participação em projetos, atividades e trabalhos voltados para o benefício do outro e que levam o estudante a se posicionar quanto ao seu entendimento de mundo.

A partir de uma visão que prioriza o professor e o estudante como sujeitos e agentes no processo da aprendizagem, a elaboração de todo o projeto escolar se preocupa em ampliar o universo do estudante, desenvolvendo atividades estimulantes que levam à reflexão e à ressignificação dos conceitos que constroem o próprio saber.  

_MG_3761

HORÁRIO

  • Matutino: das 7h30 às 12h
  • Vespertino: das 13h30 às 18h

PROPOSTA PEDAGÓGICA

  • Desenvolvimento de habilidades e competências;
  • Construção do conhecimento.

PLANOS DE ESTUDOS

Plano 1° ano

Plano 2ºano

Plano 3° ano

Plano 4° ano

Plano 5° ano

1º E 2º ANO (PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO)

  • Foco – apropriação da leitura e da escrita (letramento).
  • Como? Relação grafema x fonema.
  • Vivência, manipulação de material concreto e ludicidade.
  • Desenvolvimento da autonomia.
  • Tarefas de casa, diariamente.

3º AO 5º ANO

  • Provas e VAs.
  • Tarefas de casa, diariamente.
  • Importância do hábito e de rotina de estudo.
  • Desenvolvimento da autonomia para realização das tarefas

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

  • A partir do 2º ano os alunos começam a ter o 6º horário.
  • Período Diagnóstico (mês de fevereiro)
  • Projetos: Convivendo, Festival Cultural, Liderança, Formativo, Biblioteca.
  • Horário de entrada.
  • Armários para os 5º anos.
  • Saídas pedagógicas desde o 1º ano.
  • Curso de Revisão.
  • Enturmação.
  • Liberação para sair da escola com outra pessoa.

DISCIPLINAS

  • Língua Portuguesa;
  • Artes Visuais;
  • Matemática;
  • Música;
  • História;
  • Jogos Educativos;
  • Geografia;
  • Inglês.
  • Ciências;
  • Ensino religioso (2 vezes por semana);
  • Educação Física (2 vezes por semana);
  • Empreendedorismo / Educação Financeira;

CURSO DE REVISÃO 

  • Apoio pedagógico oferecido pela escola com o intuito de potencializar no aluno habilidades de leitura, interpretação textual e de resolução de problemas.
  • Acontece no contra turno, uma vez por semana.
  • Ocorre ao longo de todo o ano letivo, por módulos de, aproximadamente, 7 semanas.
  • Turmas com, no máximo, 10 alunos.
  • O aluno só tem direito a uma falta.

PRINCIPAIS PROJETOS

  • Projeto Liderança
  • Projeto Convivendo
  • Campanha da Fraternidade
  • Projeto de ações de conscientização ao Meio Ambiente
  • Projeto de ações de prevenção às Drogas
  • Projetos Formativos
  • Saídas à campo
  • _MG_7048
  • _MG_7534
  • _MG_4422
  • _MG_9870
  • _MG_1101
  • _MG_0489
  • IMG-20161123-WA0062
  • _MG_8814