Momento Sagrado Família – Como ajudar seu filho a aprender? Uma contribuição da Neurociência

Publicado em 28.04.2016 - Galeria de Fotos, Momento Sagrado, Momento Sagrado Família, Notícias, Pais e Escola - Sem comentários

Como contribuir para a educação de crianças e adolescentes, estimulando a aprendizagem por meio da neurociência? Qual a importância da parceria entre a família e a escola? Esses foram alguns dos questionamentos que a Professora, Neuropedagoga, Psicopedagoga e Mestre em Educação Cristiane Souza apresentou nas duas palestras que proferiu sobre desafios da atualidade, vivenciados por pais, familiares e educadores. A palestrante esteve no Colégio em dois dias distintos. No dia 19/4, o encontro foi voltado para a aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio; e no dia 26/4, o encontro foi dedicado ao público da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.

As suas palestras foram enriquecedoras e bem recebidas pelos presentes que participaram com questionamentos e depoimentos.

A Coordenadora Pedagógica Geral, Débora Duarte acolheu as famílias e ressaltou a importância da contribuição da neurociência para a educação, pois, compreender como o cérebro humano aprende e armazena este aprendizado pode ajudar os educadores, pais e professores, a proporcionarem melhores condições e experiências para que os estudantes construam competências e habilidades que lhes permitam alcançar seu desenvolvimento integral. Ressaltou também que “o papel da família no desenvolvimento da autonomia das crianças desde bem pequenas, pois, quando permitimos que elas façam sozinhas o que já são capazes de fazer, estamos possibilitando a estimulação de áreas do cérebro que serão responsáveis por aprendizagens futuras, além de estimular o desenvolvimento das funções executivas que estão ligadas ao planejamento de ações, à memória de trabalho, à resolução de problemas, raciocínio abstração e controle inibitório”.

Para quem não pode participar deste primeiro Momento Sagrado Família, aguardem porque teremos mais.