Projeto Vida amplia ações para driblar exclusão digital de assistidos

Publicado em 28.09.2020 - Galeria de Fotos, Notícias, Projeto Vida Pe. Gailhac - Sem comentários

A atual situação de pandemia causada pelo novo coronavírus impõe para o universo social e educacional novas formas de interagir, ensinar, aprender e trabalhar. Essas novas práticas acontecem, em grande parte, por meio de ferramentas tecnológicas digitais. Sendo assim, grande parte das famílias, que já se encontravam em situação de risco social, tiveram suas situações ainda mais agravadas pela exclusão digital. 

Pesquisas realizadas pelo Projeto Vida Pe. Gailhac de São Sebastião, entre os meses de maio e agosto, revelaram as dificuldades de inclusão digital que muitas famílias estão vivenciando neste momento. Muitos beneficiados estão com acesso reduzido às atividades escolares, bem como às práticas de lazer e interação social. 

De acordo com os dados no mês de maio, do total de 62 crianças e adolescentes atendidos, apenas quatro tinham acesso às aulas on-line. No mês de agosto, o número subiu para 29, mas ainda continua sendo um número pequeno. As pesquisas mostraram ainda que, das 53 famílias atendidas pela instituição, 34 possuem como único equipamento digital o celular e 13 famílias não contam com nenhuma ferramenta digital.

Diante dessa realidade e para possibilitar maior participação nas atividades sociopedagógicas do Projeto Vida Pe. Gailhac, a equipe ouviu os relatos de pais, mães  e responsáveis e ampliou o acesso às informações por meio da entrega de atividades impressas e do envio de mensagens de textos e vídeos curtos. 

Também foram incluídas na rotina de compartilhamentos mensagens de conteúdo motivacional preparadas pelo coordenador do Serviço de Orientação Religiosa (SOR) do Colégio Sagrado Coração de Maria, Hudson Rodrigues. Os vídeos visam propagar mensagens de esperança, fé, alegria, amor, carinho e cuidado neste momento em que muitos estão com a saúde mental fragilizada.

Ações

Dando seguimento às atividades sociopedagógicas, no dia 16 de setembro, a instituição realizou mais uma ação para as famílias. Foram entregues duas atividades pedagógicas, sendo um jogo de tabuleiro composto, em cada face, por um jogo sobre a prevenção da covid-19 e sobre o combate à proliferação do mosquito da dengue. 

As famílias receberam, ainda, cestas de alimentos diversos. Para Brasiliana Araújo, mãe de uma adolescente beneficiada, o envio de atividades de forma impressa contribui para economizar o acesso ao pacote de dados de internet utilizado pela família, tendo em vista que são muitas pessoas na casa que dependem do recurso digital.

Para Enivaldo Pereira, pai de duas crianças atendidas, as atividades impressas são importantes para que os filhos possam realizar as atividades no tempo deles, já que a família possui apenas um celular com poucos recursos digitais. 

 

  • Ação Projeto Vida Padre Gailhac 17-09 (1)
  • Ação Projeto Vida Padre Gailhac 17-09 (2)
  • Ação Projeto Vida Padre Gailhac 17-09 (3)
  • Ação Projeto Vida Padre Gailhac 17-09 (4)
  • Ação Projeto Vida Padre Gailhac 17-09 (5)
  • Ação Projeto Vida Padre Gailhac 17-09

Compromisso

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco a sociedade muda”, já dizia Paulo Freire. Com essa convicção, a unidade socioassistencial continuará realizando e cumprindo as suas responsabilidades para contribuir com a equidade de direitos para as famílias e os beneficiados da unidade socioassistencial.

Texto com informações da educadora social Vânia Fonseca, da coordenadora do Projeto, Lidiane Jácome, e da assistente social, Françoise Brito.