Como ajudar seu filho na escolha profissional?

Publicado em 22.03.2016 - Momento Sagrado, Momento Sagrado Família, Notícias, Pais e Escola - Sem comentários

É comum a família ficar sem saber como ajudar nesse momento tão importante na vida de um jovem. Exagerar nos palpites ou deixar seus filhos decidirem sozinhos, por conta própria, podem ser atitudes igualmente prejudiciais nessa hora.

No atual contexto econômico, turbulento e pouco previsível, a escolha da profissão torna-se ainda mais difícil para os jovens. Além disso, este é um momento de muito conflito para eles, pois estão passando por transformações próprias da idade, sob a pressão de decidir qual carreira profissional a seguir.

Ao contribuir para os filhos identificarem suas habilidades naturais e interesses, ampliando o seu autoconhecimento, os pais já estarão dando uma grande ajuda. Mas, eles têm outra missão prática: estimulá-los a buscar informações sobre as profissões e sobre o mercado de trabalho. Não devem, porém, fazer isso pelos filhos, mas apoiá-los para irem à luta.

Veja algumas dicas de como os pais podem dar esse apoio na hora de escolher a carreira profissional:

– Procure ajudar seu filho a identificar suas aptidões e a desenvolver o autoconhecimento.

– Procure não colocar suas expectativas de sucesso em cima dele. Cuidado para não influenciar seu filho a abraçar uma profissão que você gostaria de ter seguido.

– Esteja aberto, sempre aberto ao diálogo, ouça as angústias e interesses dele, que podem ser muito diferentes dos seus neste momento.

– Ajude o jovem a buscar informações no mercado sobre a profissão que escolheu. Dê orientações e estimule visitas às faculdades e contatos com profissionais da área. Entretanto, fique atento para não fazer essa tarefa por ele.

– Recomende que a escolha não seja baseada apenas no prestígio e/ou retorno financeiro. A questão financeira é importante, mas é preciso levar em conta também outros fatores, especialmente a satisfação e realização profissional do seu filho.

– Se o seu filho estiver com muita dificuldade para efetuar a escolha da carreira, proporcione a ele uma orientação profissional. Com um bom método, o especialista possibilitará um maior autoconhecimento e facilitará a livre decisão do seu filho. Sobretudo, estimule seu filho a continuar a estudar, oferecendo a ele números sobre o mercado de trabalho.

A pesquisa Você no Mercado de Trabalho , desenvolvida pelo Centro de Políticas Sociais, da FGV em parceria com o Instituto Votorantim, dá uma ideia do retorno da educação no salário. Segundo o pesquisador Marcelo Néri, esse estudo indica que, analisando hoje a população em idade ativa, o crescimento do salário chega a 15,07% por cada ano adicional de estudo.

Para saber mais sobre o tema, o canal Educação do portal Terra traz mais dicas no artigo Escolha para Todos , do especialista Silvio Bock, em Onda Jovem, que pode ser acessado pelo link http://www.ondajovem.com.br/materiadet.asp?idtexto=52.