Dicas para o Enem com nossos ex alunos

Publicado em 22.10.2015 - Multimídia, Notícias - Sem comentários

A campanha #EnemAquiéSagrado está de volta para dar aquela forcinha extra na reta final para o ENEM 2015. Além dos vídeos gravados pelos professores da Rede Sagrado em 2014 – e que continuam atuais em nosso canal do Youtube – as dicas e mensagens de apoio agora vêm dos estudantes que já fizeram o exame e conquistaram a sonhada vaga na universidade. Afinal, quem melhor para falar do assunto, não é mesmo?!

Em nosso vídeo de estreia, Rodrigo Borba Pinheiro, ex-aluno do CSCM Brasília, conta o que o ajudou a conquistar a vaga no curso de Engenharia Elétrica da UNB. “Treinem bastante. O treino vai condicionar você a ficar as 4, 5 horas dentro da sala de prova” diz.

#EnemAquiéSagrado Thais Loureiro se formou no CSCM-Brasília em 2014, foi aprovada em Psicologia na UFG com a ajuda do ENEM e atualmente cursa Relações Internacionais na UNB. Em sua dica para as provas, ela enfatiza: “leia o enunciado da questão antes de ler o texto”. Quer entender melhor o conselho dela? Só clicar no vídeo abaixo!

#EnemAquiéSagrado A um dia da prova do ENEM, a ex-aluna do CSCM-Brasília e estudante de Medicina Veterinária da UNB, Laura Gomes, deixa um recado reconfortante: “Não se desespere quando você pegar uma questão que você não sabe fazer”. A gente apoia! É importante ler o enunciado e, se estiver difícil, partir para a próxima.

#EnemAquiéSagrado Lucas Ripardo, formado no CSCM-RJ, está cursando Produção Cultural na IFRJ. Em suas dicas, ele fala sobre a importância de se utilizar a tecnologia a seu favor em grupos de estudos, por exemplo, e dá dois conselhos importantes: “Pesquise o curso com afinco e tenha uma opinião muito forte sobre sua escolha. Não priorize dinheiro em cima do que você gosta”.

‪#‎EnemAquiéSagrado‬ “É bom você saber o tamanho do seu sonho”. Essa frase linda é do Bernardo Burlamaqui, que se formou no CSCM-RJ em 2014 e foi direto para a UFRJ cursar Direito. Ele fala sobre a importância de se traçar metas, mas complementa com um conselho: “Há a chance de não passar. Há a chance de escolher o curso errado e depois mudar de curso. Não tem tanto problema. A gente é muito novo ainda.”#EnemAquiéSagrado “É bom você saber o tamanho do seu sonho”. Essa frase linda é do Bernardo Burlamaqui, que se formou no CSCM-RJ em 2014 e foi direto para a UFRJ cursar Direito. Ele fala sobre a importância de se traçar metas, mas complementa com um conselho: “Há a chance de não passar. Há a chance de escolher o curso errado e depois mudar de curso. Não tem tanto problema. A gente é muito novo ainda.”

‪#‎EnemAquiéSagrado‬ Do CSCM-Ubá para a UFLA. Thiago Rinco mudou de cidade para cursar Engenharia de Controle e Automação. Em tempos de temperaturas elevadas em grande parte do Brasil, uma de suas dicas vem bem a calhar: beba muita água e vá fazer as provas com uma roupa bem confortável. Parece clichê, mas muita gente se esquece de que o cérebro precisa de bastante hidratação durante as provas.

#‎EnemAquiéSagrado‬ Pedro José Mutzig estudou no CSCM-Vitória e hoje cursa Direito na UFES. Entre suas dicas, ele cita a importância de trabalhar bem o psicológico para fazer a prova.

‪#‎EnemAquiéSagrado‬ Se você vai fazer a prova do ENEM nos dias 24 e 25 de outubro, uma das dicas de Manuella Ferreira Campos, que estudou no CSCM-RJ, é controlar a respiração. Isso foi uma das coisas que a ajudaram na hora de fazer o exame e conquistar uma vaga no curso de Matemática da UFRJ. Veja mais no vídeo abaixo.

#‎EnemAquiéSagrado‬ Lucas Foffano formou-se em 2014 no CSCM-RJ e atualmente cursa Economia na UERJ. Em suas dicas, ele enfatiza a importância da tomada de decisão. Ficou com curiosidade? Ele explica tudo no vídeo abaixo.

 

 ‪#‎EnemAquiéSagrado Alice Trópia foi estudante do CSCM-BH desde o início do Ensino Fundamental. Hoje ela cursa Ciências Biológicas na UFMG e, veja que bacana, é estagiária do colégio. Duas das coisas que a ajudaram no ENEM foram o preenchimento de partes do gabarito durante aprova e a realização de pequenas pausas para refrescar a mente.

#EnemAquiéSagrado “Na redação, não se esqueça de fazer uma conclusão que tenha a ver com o que você desenvolveu no texto e com uma proposta de resolução, que é o que eles pedem muito no ENEM”. A dica é da ex-aluna do CSCM-BH Maria Clara Sifuentes, que mudou de estado para cursar Psicologia na Universidade de São Paulo.

#EnemAquiéSagrado “Organização  é tudo!”.  Organize seu material e programe-se para estar no local das provas com a antecedência necessária. Quem recomenda é a Lívia Santos, formada no CSCM-RJ em 2014 e atual graduanda do curso de Estatística da UFF.

#EnemAquiéSagrado A dica da Fernanda Corcione é complementar à da Alice Trópia: “atenção ao gabarito”. Isso contribuiu para que ela se formasse no CSCM-RJ e fosse direto para o curso de licenciatura em Química, da UERJ.

#EnemAquiéSagrao Falta pouco! Preparado você está. Agora só resta ouvir o conselho do Heitor Paiva, ex-aluno do CSCM-Ubá e estudante de Agronomia na UFV, e RELAXAR! Alimente-se bem e tenha uma boa noite de sono. E lembre-se: estamos torcendo por você. Sucesso nas provas!