9º Simulado movimenta estudantes do Ensino Médio

Publicado em 10.09.2019 - Ensino Médio, Notícias - Sem comentários

Os 117 estudantes das 1ª, 2ª e 3ª Séries do Colégio Sagrado Coração de Maria de Brasília participaram de mais um Simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) da Rede Sagrado. As provas do 9º certame da rede foram realizadas nos dias 30/08 (sexta-feira) e 05/09 (quinta-feira), nas próprias salas de aula, das 7h30 às 13 horas.

O Simulado teve como objetivo treinar e preparar os alunos para o Enem 2019, que é a principal porta de entrada para as melhores faculdades do país, tanto públicas quanto privadas. Além disso, o Simulado Enem da Rede Sagrado Enem tem como intuito contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico dos estudantes e ambientá-los no sistema de realização da prova, trabalhando os aspectos psicológicos e emocionais.

No primeiro dia, os testes contemplaram as áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, e Redação. No segundo dia, os estudantes resolveram as questões de Matemática e sua suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e suas suas Tecnologias. Ao todo, são 90 questões em cada dia, para a 1ª Série e 180 para as 2ª e 3ª, sendo todas inéditas.

Para a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Ana Paula Borges, o Simulado Enem da Rede Sagrado é uma excelente estratégia de preparo para as provas. “É no Simulado que os alunos podem testar algumas dicas de prova e, principalmente, aprender a lidar com o tempo. Ele permite um feedback do desempenho dos estudantes em cada disciplina, além do planejamento de estratégias para a prova. O Simulado orienta na questão do conhecimento, da calma e da confiança”, explica.

Lendus Vinícius, de 17 anos, é estudante da 3ª Série. Para ele, o Simulado é essencial para testar os conhecimentos, pois reúne perguntas semelhantes às apresentadas nos vestibulares. “Com isso, é possível saber como está o rendimento em relação aos conteúdos cobrados e diagnosticar quais matérias precisam ser mais estudadas”, acredita.

Bianca Lopes, 17 anos, concorda. Para a aluna doa 3ª Série, o Simulado é um parâmetro para o Enem. “O Simulado ajuda os alunos a se prepararem psicologicamente e fisicamente para as provas.  Primeiro, porque trabalha a ansiedade que costumamos sentir antes de qualquer prova e, segundo, pelo treino de ficar cinco horas resolvendo questões. Não é fácil ficar tanto tempo sentado, pois há um desgaste físico grande”, defende.