Encontro Internacional da Rede Global reúne escolas da RSCM

Publicado em 06.07.2020 - Notícias - Sem comentários

Nesta semana, a Rede Sagrado – Colégios Sagrado Coração de Maria participou do Encontro Internacional da Rede de Escolas RSHM (Religious of the Sacred Heart of Mary – Marymount Schools), que é realizado anualmente pelo Comitê da Rede Global das Escolas Sagrado Coração de Maria e reúne irmãs provinciais, diretores dos colégios de diversos países e lideranças.

O encontro, que, neste ano, foi on-line, tem o objetivo de compartilhar reflexões e partilhar experiências em grupo, definir e alterar os termos de referência do comitê, além de preparar a próxima conferência geral, que acontecerá em 2021, em Paris, na França.

O diretor da unidade de Belo Horizonte, Fernando França Monteiro de Barros, membro do comitê, representou a Província Brasileira. Também estiveram presentes a Administradora, Ir. Maria Cristina Caetano, e a Coordenadora Estratégica de Processos Educativos, Deise Elen Abreu do Bom Conselho, representando o Centro Administrativo Educacional da Província (CAEP), além de Rodrigo Ferolla, diretor da Unidade Brasília e os demais diretores dos colégios da Rede Sagrado no Brasil, incluindo  e das escolas de Nova York, Londres, Colômbia, Itália, México e França.

A líder do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria e membro de ligação com o Conselho Geral, Irmã Margaret Fielding, acolheu os participantes com muita alegria, enfatizando a expectativa de poder encontrar todos presencialmente na reunião do próximo ano.

“Esses meses de pandemia e confinamento desafiaram-nos a reavaliar como estamos vivendo a nossa vida, tanto pessoal como profissional, e deram-nos oportunidades de nos comprometermos criativamente com modos novos de aprender e ensinar. Talvez este tempo nos tenha também oferecido uma oportunidade de nos libertarmos de uma miríade de coisas acidentais e clarificar os essenciais da nossa visão e prática educativas”, afirmou Irmã Margaret.

Para o diretor da unidade de Belo Horizonte, Fernando, o encontro foi uma oportunidade para compartilhar experiências e boas práticas diante do grande desafio que a humanidade tem enfrentado devido ao Coronavírus. “É muito importante o fortalecimento da Rede Global das Escolas Sagrado Coração de Maria. Juntos somos mais fortes para superarmos este momento. Aproveitamos também para rezar pelo mundo, pedindo muita paz e união dos povos por mais justiça e oportunidades”.