Estudantes se destacam em olimpíadas e concursos acadêmicos

Publicado em 20.07.2015 - Notícias, Pais e Escola - Sem comentários

competição academica

Especialistas defendem que a participação em competições dessa natureza auxilia na preparação para o ENEM e na formação integral do indivíduo.

 Neste ano, ocorrerá mais uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e, para se destacarem nas provas, escolas e estudantes vêm lançando mão de diversas estratégias de preparação, que envolvem não somente os estudantes do Ensino Médio, mas também as crianças no início de sua formação acadêmica.

Dentre tantas, uma das estratégias adotadas pela Rede Sagrado – Colégios Sagrado Coração de Maria – é a inscrição e a participação dos estudantes em competições de cunho acadêmico/pedagógico, tais como olimpíadas de diversas áreas de conhecimento, concursos e gincanas. A participação dos estudantes nessas competições acontece de maneira convidativa, como uma forma de se trabalhar habilidades e competências essenciais para a formação de sujeitos autônomos, ativos frente ao conhecimento e que veem significado naquilo que estão aprendendo.

Por meio dessa estratégia, os Colégios Sagrado Coração de Maria vêm se destacando nessas competições, com a obtenção de resultados significativos. Só neste primeiro semestre, nove estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da unidade Belo Horizonte se classificaram para a terceira fase da Olimpíada Nacional em História do Brasil e quatro obtiveram as primeiras colocações na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.  Na Olimpíada Brasileira de Biologia a Rede Sagrado está representada por quatro estudantes da unidade Vitória e Belo Horizonte, que se classificaram para a terceira fase e prosseguem na competição. No Ensino Fundamental e Ensino Médio de Brasília, dez alunos obtiveram resultados de destaque na Olímpiada Brasileira de Matemática, e foram aprovados para a segunda fase do concurso.

11694955_487331708098681_7802833683858713391_n

Alunos da unidade de Brasília que foram aprovados para a segunda fase da OBM, que ocorrerá em 18 de setembro.

Para a Rede Sagrado, competições dessa natureza possibilitam aos estudantes se vincularem às diversas áreas do conhecimento, por meio de um desafio vindo de fora da escola, auxiliando, também, na revelação de talentos. A Rede defende que submeter o estudante, desde cedo, à situação de competição torna-o mais preparado para identificar suas vocações e enfrentar desafios tanto acadêmicos – vestibulares e processos seletivos como o ENEM – quanto pessoais.