Novas datas Enem 2020: janeiro e fevereiro de 2021

Publicado em 09.07.2020 - Enem, Notícias - Sem comentários

O Ministério da Educação divulgou, nessa quarta-feira (8), as novas datas para a realização do Enem 2020. O exame tradicional acontecerá nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Já o Enem Digital será nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. A reaplicação das provas para candidatos que enfrentarem problemas técnicos está marcada, agora, para os dias 24 e 25 de fevereiro do ano que vem. Os resultados deverão ser divulgados no dia 29 de março. 

Em pronunciamento, o ministro interino do MEC, Antonio Paulo Vogel, afirmou que “Essa decisão não é uma decisão perfeita e maravilhosa para todos. Sabemos que não é. Então, buscamos uma solução técnica, tentando ver a data que melhor se adequa a todos”. Segundo ele, a definição das datas foi construída após diálogo com as secretarias estaduais de educação e as entidades que representam as instituições de ensino superior, tanto privadas quanto públicas.

Polêmica

O anúncio, feito uma semana depois de o órgão divulgar o resultado da enquete realizada entre os candidatos para escolha da nova data, na qual a maioria votou para a prova ser feita em maio de 2021, já gera polêmica entre candidatos, instituições de ensino e entidades estudantis.

Pelo levantamento, 49,7% dos estudantes preferiam que o Enem Impresso fosse aplicado em 2 e 9 de maio de 2021 e o Enem Digital, em 16 e 23 de maio. Ao comentar a decisão de aplicar as provas entre janeiro e fevereiro, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),  Alexandre Lopes, disse que levou em conta, além da própria enquete, as opiniões das instituições de ensino e das secretarias de educação.

“A enquete não seria o único parâmetro para definição da data, era mais um parâmetro. Entendemos que seria muito importante ouvir os secretários estaduais de educação, representados aqui pelo Consed, como também as instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas. Todas as informações foram levadas em consideração. Com relação à enquete, mais da metade dos alunos optaram por dezembro e janeiro; maio foi menos de 50% dos alunos, então, mais da metade dos alunos preferiu dezembro e janeiro e a gente também está atendendo esse público”, argumentou Lopes.

 

De acordo com o calendário inicial, o Enem Impresso seria nos dias 1º e 8 de novembro e o Digital, 11 e 18 de outubro. Entretanto, por conta da pandemia, depois de muita discussão, o MEC anunciou o adiamento do exame. Clique aqui e confira tudo o que rolou até a nova data ser divulgada.

 

*Texto com informações do Guia do Estudante e da Agência Brasil.