Parceria Escola x Família: a importância do debate pós-avaliação diagnóstica para o crescente desenvolvimento das crianças na Educação Infantil

Publicado em 09.04.2019 - Assessoria de Comunicação, Educação Infantil, Notícias - Sem comentários

A Rede Sagrado valoriza o período de avaliação diagnóstica, momento de grande importância que possibilita ao professor identificar os conhecimentos prévios dos alunos e as habilidades que são necessárias ao início de cada série.

Durante o período de avaliações diagnósticas, a professora de cada série/turma aplica diferentes situações de aprendizagem referentes às habilidades do final da série anterior, para verificar e observar os conhecimentos e as habilidades que as crianças construíram ou que estão em processo de construção.

De posse das informações coletadas nas atividades avaliativas e de observação, o professor constrói metas para que os alunos cheguem aos objetivos desejados, ou seja, para que desenvolvam as habilidades referentes aos Currículos da Rede Sagrado.

Nesse sentido, entre os dias 19 e 28 de março, aconteceram as oficinas pós-diagnóstico da Educação Infantil, que possibilitam maior aproximação entre a escola e as famílias. Estas são uma excelente oportunidade de as famílias compreenderem melhor o trabalho pedagógico que é desenvolvido na escola.

Além de destacar o papel fundamental da família no processo de desenvolvimento da criança, a oficina proporciona maior e melhor entendimento sobre como auxiliar e estimular as crianças em casa, com o intuito de potencializar sua aprendizagem e sua evolução.

Leia alguns depoimentos de quem participou dos encontros.

“Fico muito feliz por poder contribuir com essa desafiadora e apaixonante missão que é cuidar da educação dos alunos do Sagrado. Achei o momento, com a professora Paloma, muito especial. Foi essencial participar da reunião e viver a realidade dos nossos filhos na escola, pois fizemos com a professora a mesma atividade que as crianças fizeram em sala. É importantíssimo viver a realidade deles. Na reunião, nós conhecemos um pouco mais do que é o 1º Período, como as atividades são desenvolvidas e quais são as expectativas para esta nova etapa da vida dos nossos filhos. Foi possível tirar dúvidas gerais sobre o comportamento e o desenvolvimento das crianças em sala de aula. Me senti mais próxima da escola. Adoro estar sempre por perto. Achei superpositiva a experiência!” — Mariana Machado, mãe do João Guilherme e da Lívia.

“Como já estamos na escola há sete anos, conhecemos bem o período diagnóstico do início do ano, quando a professora precisa conhecer melhor a turma e as habilidades trazidas do ano anterior para, então, iniciar de fato os novos conteúdos e dar sequência ao processo de aprendizagem das crianças. Apesar de ser sempre um esforço grande para organizarmos a nossa rotina e os nossos horários no trabalho para conseguir comparecer às reuniões na escola, esta é sempre uma prioridade para nossa família, pois, quanto mais próximo o contato com a escola, melhor será o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. As reuniões também são uma oportunidade para os pais se conhecerem e trocarem experiências, o que também é muito positivo.” — Cindy Matias, mãe do Gabriel.

“É o nosso primeiro ano no Colégio Sagrado e achei ótima essa oportunidade de me aproximar mais da professora e entender como as atividades são trabalhadas em sala de aula. Isso vai me ajudar a dar continuidade aos ensinamentos em casa. Achei muito importantes as dicas que ela deu para que a gente consiga estimular nas crianças a criatividade e o gosto pelas histórias, pelos livros. Estou muito satisfeita com essa troca de informações e experiências, tanto com a professora quanto com os demais pais.” — Silvana Correa, mãe do Lucas.

  • reuniao_pais_pos_diagnostico_2019_SCM-BsB-13
  • reuniao_pais_pos_diagnostico_2019_SCM-BsB-5
  • reuniao_pais_pos_diagnostico_2019_SCM-BsB-4
  • reuniao_pais_pos_diagnostico_2019_SCM-BsB-1