Projeto Vida celebra aniversário de Fundação do IRSCM

Publicado em 03.03.2020 - Notícias, Projeto Vida Pe. Gailhac - Sem comentários

Para comemorar o aniversário de 171 anos de fundação do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, o Projeto Vida fez uma homenagem à irmã Maria de Aquino. A religiosa foi a escolhida para representar todas as mulheres que foram e são parceiras para expansão e continuidade da obra de Gailhac.

Aniversário IRSCM projeto vidaA homenagem foi realizada por meio de uma atividade de contação de histórias, envolvendo os educadores sociais Imaculada Sales, Jussara Carmo, Vânia Fonseca e Wesley Guerra. Para o momento, foi criado um cenário aconchegante com tapetes, mesa temática e elementos para ambientação da história.

O conto foi iniciado pelo educador Wesley, que falou um pouco sobre a oficialização do Instituto na França. Em seguida, a educadora Vânia iniciou a história da irmã Maria de Aquino, da sua infância até o início de sua vida missionária. A educadora Imaculada deu continuidade contando sobre a perseguição religiosa dos cristãos em Portugal, que levou as irmãs a virem para o Brasil até a instalação e a fundação do primeiro colégio em Ubá.

A educadora Jussara finalizou a contação falando sobre a ida das irmãs para o Rio de Janeiro e Belo Horizonte e a expansão do Instituto até os dias atuais. O momento foi finalizado com uma reflexão sobre a importância da coragem, a luta e a doação das irmãs e de todas as pessoas que atualmente contribuem para manter vivo o carisma.