Rede Sagrado realiza simulado unificado para o ENEM 2015

Publicado em 30.10.2015 - Notícias - Sem comentários

Rede Sagrado do Brasil realiza simulado unificado para o ENEM 2015

Para os alunos da 3ª Série do Ensino Médio que estão em busca da tão sonhada vaga na universidade, é tempo de manter a concentração, o foco e a confiança no conhecimento adquirido ao longo de suas vidas acadêmicas. Enquanto isso, as escolas se empenham cada vez mais para garantir que os últimos meses de preparação dos estudantes sejam os mais eficientes possíveis.

Os alunos do Ensino Médio do Colégio Sagrado Coração de Maria de Brasília mostraram que não estão para brincadeira quando o assunto é o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2015. Como parte do processo preparatório para o exame, recentemente, estudantes das 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio das cinco unidades da Rede Sagrado, localizadas em Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, Ubá e Vitória, realizaram um simulado unificado para o exame. Com ótimos resultados obtidos, a expectativa é de ainda mais brilhantismo nas provas do ENEM, que aconteceram nos dias 24 e 25 de outubro.

Além de contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico dos estudantes, a simulação ambienta os alunos no sistema de realização do exame. Os testes, também realizados em dois dias, apresentam o mesmo tempo para execução e estrutura igual à do exame. Desse modo, a atividade trabalha, também, os aspectos psicológicos e emocionais dos estudantes para o teste.

No ranking geral, a aluna Gabrielle do Carmo Brasileiro ficou em 3ª lugar, representando a unidade de Brasília. Hoje, na 2ª Série do Ensino Médio, a aluna já estuda no colégio há oito anos. Sobre práticas para conseguir bons resultados nas provas para o ingresso no ensino superior, a aluna foi unânime em um ponto: a preparação não começa no Ensino Médio. Segundo a estudante, é necessário ter empenho e dedicação durante a vida acadêmica, para concretização de um bom histórico escolar.

Gabrielle do Carmo Brasileiro contou que sua dedicação sempre foi a palavra chave para o seu reconhecimento acadêmico. “Além das aulas no período regular, tenho aulas complementares à tarde na Equipe de Alta Performance (EAP) do colégio, o que também me ajuda muito no desempenho dos simulados. Sempre fui apta a atividades esportivas. Já passei pelo balé, pela natação, pelo vôlei, pelo handebol e pelo tênis, o que me fez ter bastante coordenação, foco, disciplina e concentração, quesitos fundamentais, a meu ver, para um estudo de qualidade. Agora, após um bom desempenho em anos anteriores, vejo a recompensa no meu Ensino Médio, com notas satisfatórias e um ano tranquilo em relação aos conteúdos.”

Gabrielle do Carmo Brasileiro

O resultado do simulado da Rede proporcionou enorme satisfação e segurança ainda maior para fazer o ENEM e o vestibular da UFMG. Gabrielle disse que, mesmo cursando a 2ª Série, já pensa em qual será seu curso na faculdade e que ainda tem muitas dúvidas sobre a escolha profissional. “Sou apaixonada por Ciências da Natureza, mas outras áreas também me interessam muito, então, minha primeira opção, no momento, seria Engenharia Química, na UFMG. Por isso, a importância de fazer o Enem como treineiro este ano, para me adaptar ao sistema e fazer uma escolha consciente no próximo ano”, e completa: “Conto, também, com o apoio da família e de amigos, a fim de que esta transição para a vida adulta seja serena”.

Para a coordenadora pedagógica geral da unidade de Brasília, Débora Borges, a escola tem grande responsabilidade no que se refere à preparação dos alunos, pois compreende que o sucesso de qualquer avaliação externa passa por um processo que inicia quando o aluno entra na escola. “Adotar o currículo por competência e o monitoramento do domínio das habilidades é, também, um diferencial importante para a preparação dos alunos para o ENEM. Esse procedimento possibilita a professores e alunos regularem a qualidade do ensino e da aprendizagem. Além disso, com o objetivo de assegurar maior tranquilidade e confiança na hora da realização das provas do ENEM, o colégio oferece aulões com temas atuais e abordagem interdisciplinar, debates sobre assuntos da atualidade que favorecem a boa argumentação na produção de redações de mais qualidade, resolução de questões das versões anteriores do ENEM e realização de vários simulados, com o objetivo de vivenciar a realidade que enfrentarão na hora da avaliação oficial.

Débora ressalta que esse não é o único simulado realizado pelos colégios da Rede Sagrado. Ao longo do ano, cada unidade da Rede aplica suas provas de acordo com calendário específico e avaliações para o ingresso nas universidades de suas regiões. Na unidade de Brasília, além do simulado ENEM, há o Programa de Avaliação Seriada (PAS), também aplicado com as mesmas regras praticadas na prova de vestibular da Universidade de Brasília (UnB).