Sagrado é Partilhar – Educação Infantil

Publicado em 13.06.2016 - Dicas da Educação Infantil, Notícias, Sagrado é partilhar!, Sagrado é prevenir! - Sem comentários

Curiosidades sobre as vitaminas na nutrição infantil

Como obter todas as vitaminas dos alimentos

Durante a infância é fundamental que as crianças ingiram as vitaminas necessárias para o seu correto desenvolvimento, e que são fundamentais para o crescimento das crianças.

O que acontece se as crianças não comem suficientes vitaminas? Estarão decaídas e sofrerão transtornos como a anemia, anorexia, problemas digestivos, problemas nos ossos e nos músculos e inclusive afeta o estado de ânimo e inclusive depressão. Mas, você sabia que o excesso de vitaminas também é prejudicial? Pode causar o sangramento das gengivas, vômitos, perda de apetite ou diarreia.

ferfsg

Mitos e verdades sobre as vitaminas

As crianças obtêm as vitaminas através da alimentação, de uma dieta equilibrada baseada na pirâmide da alimentação. Assegure a suficiente dose vitamínica para não necessitar de suplementos. No entanto, para que as vitaminas não se percam e obter o máximo partido delas é importante conhecer essas curiosidades:

– Apesar de que pareça um mito das vovós, o suco de laranja perde suas vitaminas se não for consumido rapidamente. A razão é porque com a luz se acelera o processo de oxidação.

– Não é aconselhável requentar nem cozinhar excessivamente os alimentos para que não percam suas propriedades.

– As frutas e verduras frescas devem ser lavadas e descascadas justamente antes de comê-las, as deixarmos de molho durante muito tempo de novo perderão suas propriedades.

– Se a pele ou a casca é comestível, faça-o. Também na pele encontramos muitas vitaminas.

– As vitaminas se mantêm melhor se cozinharmos em panela de pressão.

– Ao reaquecer os pratos uma vez ou outra as vitaminas se perdem.

– Se você cozinhar verduras na água conserve-a para fazer sopas. Ali dentro existem muitas vitaminas.

– Tem-se dito durante anos que os suplementos vitamínicos ajudam a prevenir diferentes doenças. No entanto, estudos recentes negam esse fato. Numerosas associações recomendam obter as vitaminas dos alimentos.

 

Alba Caraballo

Editora de GuiaInfantil.com