Saúde mental em foco: equipe do Projeto Vida participa de live sobre cuidados essenciais em tempos de pandemia

Publicado em 23.06.2020 - Notícias - Sem comentários

A atual situação de pandemia causada pelo novo coronavírus colocou a população em isolamento social e vem causando impactos na saúde mental de muitas pessoas, com quadros de estresse e ansiedade. Visando ao cuidado com a saúde física e mental de todos os colaboradores, a Rede Sagrado Coração de Maria disponibilizou um Serviço de Apoio Psicológico gratuito para atender todos que dele necessitarem — e o Projeto Vida, é claro, não ficou de fora.

Diariamente, mediante serviço institucional, é repassada aos colaboradores da unidade socioassistencial de São Sebastião uma série de orientações para vivenciarem este período com mais tranquilidade. Para reforçar a atenção sobre os cuidados fundamentais que se deve ter com a saúde mental, os colaboradores do Projeto Vida Padre Gailhac foram convidados a participar de uma live mediada pelo psicólogo Rodrigo Sávio, do Espaço CresceRH. O encontro contou, ainda, com a participação do diretor do Colégio Sagrado Coração de Maria, Rodrigo Ferolla. 

A live possibilitou um momento para o diálogo e a escuta. Foi, também, um espaço de motivação e confiança, para compartilhar emoções e experiências e fortalecer os participantes por meio das orientações para lidar com emoções negativas e potencializar sentimentos positivos. Na oportunidade, o psicólogo ouviu um pouco as angústias dos colaboradores e deu dicas práticas de como superar este momento atípico de forma mais segura, controlando os processos de ansiedade, que são comuns neste momento de incertezas.

Para o profissional, neste momento, também é muito importante saber reconhecer as dificuldades e usar as características e as habilidades mais fortes para manter o equilíbrio e a saúde mental. Ainda de acordo com o psicólogo, fazer atividades físicas em casa, praticar exercícios respiratórios e cultivar hábitos prazerosos podem contribuir para uma melhor qualidade de vida, diminuindo a ansiedade e o estresse.           

Avaliações

Segundo o educador social de capoeira da unidade socioassistencial, Wesley Guerra, o momento foi de extrema relevância diante do momento em que todos, de certa forma, foram afetados pela ansiedade. Ainda de acordo com o educador, é importante que a equipe aproveite a oportunidade que a empresa oferece para ajudar. Para a auxiliar de serviços gerais Divanete Soares, a atividade proporcionou um espaço de ajuda mútua relevante, principalmente, diante de um contexto em que todos estão sujeitos a sofrerem, direta ou indiretamente, os efeitos da pandemia, o que coloca em risco a saúde física e mental.

“Agradecemos à mantenedora por se preocupar com todos os colaboradores da unidade socioassistencial e, por extensão, proporcionar um ambiente tão produtivo e agradável que foi a live, resultando em impactos positivos para os que dela tiveram a oportunidade de participar.”, afirmou a coordenadora do Projeto, Lidiane Jácome.

    

*Texto com informações da educadora social Vânia Fonseca e da coordenadora de projeto social, Lidiane Jácome.