Simulados on-line: experiência, aprendizagem e fixação em poucos cliques

Publicado em 26.06.2020 - Enem, Notícias, PAS, Simulado - Sem comentários

Neste sábado, 27 de junho, o Colégio Sagrado Coração de Maria de Brasília, mais uma vez, mostra sua capacidade de adaptação ao momento de pandemia com a realização dos primeiros simulados 100% on-line da instituição. Voltados para alunos do 6º Ano ao 9º ano do Fundamental II e para a 1ª e 2ª série do Ensino Médio, os simulados irão trabalhar frentes diferentes para cada turma.

Para os 6º e 7º Anos, as provas terão foco na Avaliação Multidisciplinar de Linguagens, enquanto para turmas de 8º Ano, o foco será o Enem e, para 9º Ano e 1ª e 2ª série do Ensino Médio, o PAS. Para realização das provas, os alunos deverão acessar suas respectivas Salas de Apoio na Plataforma Google nos horários estabelecidos. Confira, a seguir, os detalhes e os horários de realização dos simulados on-line.

  • 6º e 7º Anos: Avaliação Multidisciplinar de Linguagens 

            Horário: 8h às 12h

 

  • 8º Ano: Simulado Enem 

           Horário: 8h às 13h

 

  • 9º Ano e 1ª e 2ª Séries do Ensino Médio: Simulado PAS

           Horário: 8h às 13h

 

Preparação

Grande conhecido na rotina de concurseiros e vestibulandos em geral, os simulados on-line são uma importante ferramenta de aprendizagem, preparação e fixação de conteúdos para os mais variados formatos de prova de seleção e avaliação. A tendência é que o formato de avaliação ganhe cada vez mais importância, uma vez que o Enem vem ampliando, ano a ano, a capilaridade do seu Exame na versão virtual, tendência que deve se espalhar para universidades e faculdades de todo o país.

O formato on-line, assim como o convencional, permite que o aluno treine a leitura, o ritmo e o controle do tempo para fazer provas com mais segurança. Há, ainda, a vantagem de permitir que ele acrescente a esse aprendizado também o gerenciamento do uso de tecnologias para realização de exames e avaliações.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Ana Paula Borges, os benefícios dos simulados on-line não param por aí. “Ter novas possibilidades educacionais é muito interessante, ainda mais voltadas à tecnologia. Os simulados on-line proporcionam ao estudante uma aprendizagem com mais qualidade, trazem dinamicidade e, por conta do meio, chamam mais atenção.”, afirma.

Além de todos os benefícios pedagógicos, explica a coordenadora, a aplicação de simulados on-line vem tornar o processo eficiente e dinâmico, o que facilita a vida não só do professor que aplicará a prova, mas também dos estudantes que a realizarão. “Nesse formato, temos a economia dos recursos e do tempo; a conveniência, pois a prova pode ser acessada de qualquer lugar; e a rapidez e a agilidade dos resultados.”, salienta.