Suspensão das aulas presenciais é estendida até 31 de maio

Publicado em 03.04.2020 - Notícias - Sem comentários

O Colégio Sagrado Coração de Maria, em consonância com o movimento mundial de colaboração, visando conter a propagação da pandemia de coronavírus e atender às novas determinações legais publicadas pelo GDF, por meio do decreto nº 40.583, de 1º de abril, mantém a suspensão das aulas presenciais até o dia 31 de maio.

Queremos agradecer a compreensão, a receptividade e o entendimento de cada um neste período tão delicado vivenciado por todos. Este é um momento ainda muito novo para a grande maioria da população mundial, por isso, exige de nós informações seguras, adaptações e muita resiliência.

Desde o início da suspensão das aulas, toda a equipe está unindo esforços para garantir a continuidade dos estudos. Reforçamos que as atividades realizadas on-line são cuidadosamente elaboradas a partir das habilidades previstas no currículo escolar e em consonância com a proposta pedagógica da escola. Desde 30/3, estas passaram a contar como dias letivos, ante o parecer nº 33/2020 do Conselho de Educação do Distrito Federal, publicado em 24 de março, em que o Conselho “entende como possível ampliar para toda a Educação Básica o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), com intencionalidade pedagógica e acompanhadas e supervisionadas pelo docente”.

As plataformas educacionais para cada série e segmento já foram informadas às famílias (Portal Educacional para EI e EF I; e Google Sala de Aula para EF II e EM). Pedimos às famílias que incentivem os filhos a realizarem os estudos on-line e a interagirem com os professores. Mais uma vez, solicitamos que, caso haja alguma dificuldade no acesso ou no registro de atividades, entrem em contato com a informática educacional, pelo e-mail info.educativa@redesagradobrasília.com.br. 

Este é um cenário totalmente novo, não só para as famílias e os estudantes, mas também para todos os colaboradores da nossa instituição, o que naturalmente demanda esforços conjuntos e frequentes demandas por melhorias e ajustes, avaliados por toda a equipe a cada semana.

O nosso contrato de prestação de serviço não prevê serviços a distância, novo formato que nos vimos obrigados a adotar neste período. Para tanto, foi necessário um esforço hercúleo do nosso quadro de colaboradores (professores e funcionários), no sentido de minimizar os impactos da suspensão por meio da implementação do novo modelo.

A escola precisou investir, em caráter emergencial, em plataformas de ensino, além da capacitação e da especialização de professores e coordenadores, cujas habilidades não se concentravam na atuação on-line. Além disso, foram feitos investimentos em infraestrutura para atender a esse novo formato, com a compra de computadores, câmeras, pacotes de internet, dentre outros.

Com todo este cenário, resta-nos, ainda, mais um grande desafio institucional, no sentido de conseguir conservar os empregos de nossos colaboradores, uma vez que, mesmo com as aulas suspensas, precisamos manter a folha de pagamento. A manutenção do nosso quadro de funcionários – essencial para a prestação de um bom serviço e atendimento aos nossos estudantes e familiares – representa 80% dos custos fixos da escola.

Diante de todos os fatos expostos, pedimos a compreensão de pais e responsáveis, no sentido de fortalecer, neste momento, sua parceira com a instituição, buscando honrar com as mensalidades e buscar o diálogo em caso de dificuldades. Logicamente, somos sensíveis e solidários às nossas famílias pelo momento vivido atualmente, até porque não existe pessoa física ou jurídica que não vá ser afetada por esta pandemia.

Como forma de apoiar as famílias durante o período, já temos algumas medidas aprovadas pela nossa controladoria:

  • flexibilização dos prazos de pagamento;
  • ausência de cobrança de multas e juros por atraso durante o período em que durar a pandemia;
  • concessão de descontos nas mensalidades às famílias comprovadamente afetadas com a perda de empregos ou receitas decorrentes da pandemia, processo que será feito via filantropia;
  • ajustes contratuais para estudantes do Baby e do Horário Especial durante o período de suspensão das aulas.

Portanto, caso a sua família esteja enfrentando as situações acima citadas de perda de renda, devem sinalizar o quanto antes ao colégio, munidos de documentação comprobatória de que a situação é decorrente da pandemia, para que possa ser prestado o atendimento personalizado pelo setor responsável.

Reforçamos o nosso compromisso com uma educação de excelência, fundamentada em valores cristãos. Dessa forma, continuaremos trabalhando e desenvolvendo as atividades pedagógicas de forma que continuem potencializando a aprendizagem de cada um dos nossos estudantes até que as aulas presenciais possam ser retomadas. Sabemos que esta modalidade de ensino a distância não se iguala à experiência das aulas presenciais, sendo uma medida provisória e momentânea, uma forma de minimizar os prejuízos aos estudantes.

Portanto, deixamos bem claro que não haverá prejuízo educacional ou financeiro a nenhuma família. Quaisquer conteúdos, atividades ou serviços que não estejam sendo prestados pela escola neste momento serão repostos e compensados por meio do novo calendário de reposição, que será divulgado após a retomada das aulas presenciais.

É nosso compromisso e nossa responsabilidade que todo o conteúdo trabalhado no período de suspensão seja realmente absorvido, adequadamente trabalhado ou até mesmo reposto, assim que tivermos condições de retomar as atividades presenciais e de avaliar caso a caso a evolução educacional dos nossos estudantes.

Colocamo-nos à disposição para prestar qualquer auxílio ou ajuda que as famílias precisem neste momento de adaptação. Esclarecimentos pedagógicos podem ser solicitados pelos e-mails de cada coordenação: educacaoinfantil@redesagradobrasilia.com.br; cps.fundamental1@redesagradobrasilia.com.br; cps.fundamental2@redesagradobrasilia.com.br; ou cps.ensinomedio@redesagradobrasilia.com.br

Peçamos a Jesus Cristo e ao Sagrado Coração de Maria que lancem sobre nós o manto de proteção.

Que Deus abençoe a todos!