Mês do livro: autoras compartilham suas histórias com as crianças do Colégio Sagrado

Publicado em 23.04.2019 - Destaques, Ensino Fundamental I, Galeria de Fotos, Notícias, Sem categoria - Sem comentários

No mês de abril, celebramos o Dia Mundial do Livro e o Dia do Livro Infantil. Como parte das comemorações, o Colégio Sagrado Coração de Maria recebeu as autoras Anna Cláudia Ramos e Alessandra Roscoe para contação de histórias e bate-papo com as crianças da Educação Infantil e do 1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental I.

Os estudantes do 3º Ano do EF I estão desenvolvendo trabalhos sobre a nossa capital, que completou 59 anos no último domingo, dia 21 de abril. Eles utilizam o livro Brasília em Figurinhas, de Alessandra Roscoe, em projeto desenvolvido em sala de aula para aprender sobre a história da cidade de forma lúdica, descobrindo curiosidades, enquanto brincam de colar figurinhas.

Alessandra Roscoe é mineira, mas vive em Brasília desde os três anos de idade. Começou a escrever histórias depois que sua filha, certa noite, “exigiu” que ela contasse uma história da cabeça dela. É autora de diversos livros e desenvolve projetos de leitura com bebês, crianças e idosos, com o objetivo de estimular e dar acesso a essas pessoas ao mundo fantástico da literatura.

Para as crianças da Educação Infantil até o 2º Ano do Fundamental, a autora Anna Cláudia Ramos trouxe a sua Turma da Vila. A coleção é dividida em quatro livros — Acampamento da vovó; Festa do pijama; Hora de dormir; e Hora de brincar — e narram as aventuras dos vizinhos Felipe, Guto, Leo, Nina, Duda e Lulu, as crianças da vila, e Melado, Sanduba, Jujuba e Netuno, os bichos que moram com as crianças.

São histórias que abordam o cotidiano das crianças, situações que vivenciam de maneira lúdica e descontraída. Com textos adequados para a primeira fase da alfabetização, com frases curtas, diretas e simples, conseguem prender a atenção das crianças, que se veem representadas nas histórias.

Carioca, nascida em 1966, Anna Claudia Ramos é graduada em Letras pela PUC/Rio e mestre em Ciência da Literatura pela UFRJ. Ela costuma dizer que “desde pequena, livros fazem parte de mim”, mas foi em 1992 que estreou na literatura com o livro juvenil: Pra onde vão os dias que passam?. Hoje, já tem mais de 70 livros publicados. Anna Claudia viaja Brasil afora para oferecer cursos, oficinas e palestras em que fala sobre seus livros, formação de leitores, temas polêmicos e tantos outros. Trabalha com Literatura Infantil e Juvenil desde 1985.

As crianças aproveitaram muito esse momento de interação e troca com as autoras, fizeram perguntas sobre as histórias e os livros e saíram do encontro empolgadas e sorridentes com tudo que escutaram e vivenciaram.

As datas comemorativas

Dia do Livro Infantil: instituído em 2002, o Dia do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, foi escolhido em homenagem a Monteiro Lobato, escritor que se dedicou à literatura infantil no Brasil. Monteiro Lobato foi o primeiro escritor da literatura infanto-juvenil a perceber a necessidade de inserir nas histórias para as crianças e os jovens elementos da cultura nacional, como os costumes do povo do interior e as lendas de nosso folclore. Foi também o precursor da literatura paradidática, cuja principal característica é permitir que a criança aprenda enquanto brinca e lê.

Dia Mundial do Livro: é uma data de também homenagear grandes escritores da literatura mundial, como Willian Shakespeare, Miguel de Cervantes e Vladimir Nobokov. A data tem o intuito de chamar a atenção para a importância do livro e o direito à leitura como bem cultural essencial para a formação cidadã e o desenvolvimento humano.

Veja como foi:

  • dia_do_livro_2019_SCM-BsB-2
  • dia_do_livro_2019_SCM-BsB-3
  • dia_do_livro_2019_SCM-BsB-4
  • dia_do_livro_2019_SCM-BsB-5
  • dia_do_livro_2019_SCM-BsB-8
  • dia_do_livro_2019_SCM-BsB-9
  • dia_do_livro_2019_SCM-BsB-17
  • dia_do_livro_2019_SCM-BsB-11
  • dia_do_livro_2019_SCM-BsB-14
  • dia_do_livro_2019_SCM-BsB-15
  • dia_do_livro_2019_SCM-BsB-52
  • dia_do_livro_2019_SCM-BsB-22
  • dia_do_livro_2019_SCM-BsB-25
  • dia_do_livro_2019_SCM-BsB-27
  • dia_do_livro_2019_SCM-BsB-48
  • dia_do_livro_2019_SCM-BsB-51