Trios Gestores da Rede Sagrado se reúnem em Belo Horizonte

Publicado em 12.04.2019 - Assessoria de Comunicação, Notícias, Sem categoria - Sem comentários

Planejamento, execução e avaliação. Resultados e metas. Análises de dados e produção de informação. Formação técnica e humana. Com essa vasta e rica proposta, os membros dos Trios Gestores das cinco unidades da Rede Sagrado – Colégios Sagrado Coração de Maria (CSCM), se reuniram no colégio de Belo Horizonte, durante três dias de eventos.

A abertura do encontro ficou a cargo da Superiora Provincial Ir. Terezinha Cecchin. Durante a fala, ela tratou do compromisso dos leigos na continuação da missão das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, reforçando o comprometimento do grupo na construção de pontes de justiça e solidariedade. Ela, ainda, apresentou o vídeo “Chasing the time” sobre o tempo e afirmou “Tudo tem um tempo certo de acontecer”. Ela conduziu o grupo a refletir sobre qual é este tempo e quais as coisas que precisam acontecer e serem feitas. E assim os trabalhos foram iniciados.

Logo no primeiro dia, os diretores, coordenadoras pedagógicas e coordenadores do Serviço de Orientação Religiosa (SOR) puderem, em trio, falar sobre os principais resultados da unidade em 2018. Ações realizadas com os professores, colaboradores da equipe administrativa e de serviços gerais, bem como aquelas de integração família-escola foram apresentadas com êxito.

Encontro_Trio_Gestor_2019_05

Os participantes, também, compartilharam, em forma de vídeo, as principais soluções e melhorias que foram implantadas no ano anterior.

Além das apresentações das unidades, a equipe do Centro Administrativo Educacional da Província (CAEP) apresentou os relatórios consolidados das áreas: gestão de pessoas, administrativo e financeiro, pedagógico, SOR e comunicação.

Formação Técnica

Para debater os desafios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio e as formas de implementação nas escolas, o Coordenador Geral do Ensino Médio do Ministério da Educação, Wisley Pereira, proferiu palestra sobre os Itinerários Formativos e as possibilidades para as escolas.
Encontro_Trio_Gestor_2019_02

Aliado à proposta da BNCC e, especialmente, para dar continuidade ao processo de formação e implantação da Google For Education nas unidades, o co-fundador e diretor pedagógico da Google For Education Ed Tech, Marcelo Freitas, falou para o grupo sobre a metodologia de formação do corpo docente para a fluência digital e reforçou as principais vantagens e os facilitadores do trabalho.
Encontro_Trio_Gestor_2019_06

Ele fez uma experiência prática com o uso de realidade aumentada, como uma das formas de se trabalhar e aplicar a tecnologia no dia a dia, dentro e fora da sala de aula.

Estudos de caso

Este ano, uma inovação do Encontro Anual de Trios Gestores foi a apresentação de estudos de caso. Os Trios receberam uma proposta de instigar algumas situações específicas e tiveram a oportunidade de compartilhar com o grupo os principais aprendizados frutos da análise prévia.

Culminando as ações, eles fizeram uma oficina prática no Sistema de Gestão e planejamento adotado pela Rede Sagrado e puderam desdobrar a formação e as discussões dos dias anteriores de forma prática.

Formação Humana

O encontro foi encerrado com um momento de espiritualidade, no qual o grupo fez reflexões sobre o próprio papel quanto gestores educacionais, bem como foi um momento de valorização pessoal de cada profissional, seguido de envio, para que eles voltassem para as unidades mais revigorados e cheios da graça de Deus.

O momento foi conduzido pelo Coordenador do SOR e membro do CAEP, Waldemar Bettio. Participaram, também, os membros das unidades sociossistenciais mantidas pela Rede de Ação Junto aos Excluídos do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria (IRSCM), que realizam o encontro de formação 2019. Saiba mais aqui.
Encontro_Trio_Gestor_2019_09

Certamente, o Encontro dos Trios Gestores, realizado entre 9 e 11 de abril, foi um momento de aprendizagem, reflexão e crescimento para todos os participantes, colaboradores da Rede Sagrado.