Publicado em: 03/06/2022
Projeto Vida celebra Semana do Brincar com socialização e ludicidade
As atividades ocorreram no dia 27 de maio na unidade socioassistencial

O direito de brincar, além de ser reconhecido pela Constituição Federal de 1988, é previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em seu artigo 16, IV, onde cita: “o direito à liberdade compreende os aspectos dentre eles: brincar, praticar esportes e divertir-se”. É durante o brincar que a criança conhece mais sobre si e experimenta o mundo. 

Neste sentido, o Projeto Vida Padre Gailhac comemorou a semana do brincar promovendo a interação entre as crianças e adolescentes por meio da realização de várias atividades lúdicas, entre elas a caça ao tesouro e atividades esportivas. As atividades ocorreram no dia 27 de maio na unidade socioassistencial.

Desde o início da pandemia em 2020, a unidade socioassistencial mantém as suas atividades de forma remota, enquanto aguarda a execução da reforma na estrutura física da instituição. Desde então, esse foi o segundo momento em que todas as crianças e adolescentes se reuniram para atividades de socialização e interação.

As atividades foram iniciadas com a acolhida aos participantes com dinâmica integrativa de apresentação. Logo em seguida, os participantes fizeram alongamento e várias atividades esportivas, como queimada, brincadeiras com cones e balas. No turno vespertino, uma das brincadeiras foi adaptada para incluir um dos beneficiados que não podia correr. Então a brincadeira ocorreu com todos sentados. 

As brincadeiras foram finalizadas com atividade de caça ao tesouro, onde os beneficiados tinham que encontrar as pistas escondidas e pagar prendas para dar continuidade em busca pelo tesouro. Ao encontrar o tesouro, realizou-se uma dinâmica onde os participantes entregavam a caixa ao colega atribuindo qualidades a ele e no final todos dividiram o tesouro que era composto por uma caixa de chocolates. 

Os beneficiados do turno vespertino contaram ainda com as ilustres presenças de Irmã Rhânella Oliveira, Assistente Pedagógica do CAEP, e Luciene Vieira, coordenadora educacional do EFAF e EM, que fizeram uma visita à unidade socioassistencial.

Para finalizar as atividades, os beneficiados receberam um delicioso lanchinho preparado pela equipe do Projeto Vida. Ao avaliarem as atividades, muitos atendidos relataram que o momento foi muito especial para amenizar as saudades dos colegas, dos colaboradores e da instituição em si. 

Para além das atividades realizadas neste dia, os beneficiados construíram também um jogo da memória com o tema "Direito de Brincar''.

 

Créditos: Vânia Rodrigues e Maria Joseleine, educadoras sociais e Françoise Brito, assistente social.



Fotos

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.