Publicado em: 11/10/2022
Projeto Vida Pe. Gailhac de São Sebastião celebra 18 anos de história
Instituição foi criada em 2004 a partir do sonho de uma obra social para perpetuar o carisma do CSCM de defender a vida onde ela se encontra ameaçada

No dia 2 de outubro de 2022 o Projeto Vida Padre Gailhac comemorou 18 anos de presença transformadora na comunidade de São Sebastião, em Brasília. A instituição iniciou suas atividades em 2004 a partir de um antigo sonho de fundar, na capital federal, uma obra social que pudesse atender crianças e adolescentes pertencentes a uma parcela da sociedade menos favorecida e, também, levar adiante o carisma do Colégio Sagrado Coração de Maria, de defender a vida onde ela se encontra ameaçada.

 Desde então, a instituição tem contribuído para a promoção humana e social do público atendido. Em 2022, a unidade socioassistencial tem um motivo mais que especial para celebrar: a obra de revitalização de sua estrutura física, que já está bem adiantada, e a expectativa para o retorno presencial no novo espaço.

 Devido às obras no espaço da unidade, as atividades estão ocorrendo de forma on-line. Para comemorar mais um aniversário da instituição, os beneficiados realizaram uma atividade de memória sobre o que mais gostam na unidade socioassistencial e o que acham que não poderá faltar para o ano de 2023. Famílias e alguns ex-beneficiados também enviaram mensagens de agradecimento à unidade.

 A atividade sociopedagógica comemorativa ocorreu no encontro virtual. A colaboradora Vânia Rodrigues promoveu um momento de contação de histórias sobre o Projeto Vida. Os participantes foram convidados a relatar, em forma de desenhos, o que mais gostam na instituição e o que esperam para 2023. Sobre os que mais gostam foram citadas as brincadeiras com os colegas, os colaboradores, os encontros virtuais e as doações. E o que não poderia faltar no próximo ano? Segundo os atendidos, não pode faltar a oficina de leitura, as brincadeiras, o lanche e as pessoas, sejam colaboradores ou beneficiados.

 Para o ex-beneficiado Thiago Sousa, que atualmente trabalha como educador de esportes, o Projeto Vida significa o seu alicerce, a sua base. “Foi no Projeto Vida que aprendi sobre os valores que hoje carrego para sempre. Foi lá que aprendi a acreditar em mim e a ter uma perspectiva de vida. Foi lá que aprendi o valor da política e que todos temos direitos e devemos buscar”, destaca o jovem.

 O ex-beneficiado Rafael Oliveira, estudante de Computação - Licenciatura, e irmão de uma beneficiada, relatou que o Projeto Vida foi de fundamental importância em sua vida, porque foi lá que aprendeu a superar a timidez e a conviver com as pessoas.

 Para a mãe de um beneficiado, a unidade socioassistencial representa um ponto de apoio e de acolhimento. “Sou muito grata porque nos momentos de maior dificuldade sempre contei com o Projeto Vida, a equipe sempre foi muito amorosa e preocupada com as necessidades de todas as familias”, relata.

 Como diz Paulo Freire “Enquanto lutamos somos movidos pela esperança; e se lutamos com esperança, podemos esperançar”. Parabéns ao Projeto Vida pelos 18 anos de histórias e vidas transformadas!

 

Créditos: Vânia Rodrigues, educadora social e Françoise Brito, assistente social.

 

Fotos

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.