Publicado em: 15/06/2022
Projeto Vida realiza o 2° encontro de meninas
Evento promove reflexões sobre valores, sonhos e otimismo entre público feminino da Instituição

O segundo encontro do Grupo de Meninas foi realizado no dia 07 de maio na unidade socioassistencial do Projeto Vida Padre Gailhac de São Sebastião. O evento teve como proposta a exibição do filme “Poder Além da Vida”, do diretor Victor Salva (Estados Unidos,  2006). O filme traz valiosas reflexões sobre autoconhecimento, valores positivos e a importância de não desistir dos sonhos. A sessão de cinema proporcionou importante debate e troca de ideias relacionadas ao cotidiano das adolescentes.

A atividade iniciou com uma dinâmica bem descontraída. Em seguida, as participantes foram convidadas a se apresentarem e falarem sobre um momento especial de suas vidas. A maioria delas apresentou alguma dificuldade para relatar essa memória. Três adolescentes que haviam participado do Retiro Jovem nos dias 27 e 28 de maio, junto aos alunos do CSCM Brasília, citaram a vivência do encontro como um momento marcante em suas vidas.

Após as apresentações, iniciou-se o filme. A educadora Vânia Rodrigues informou que no final todas teriam que responder três perguntas sobre o filme. Para tornar o momento ainda mais aconchegante e acolhedor, foram colocados tapetes e almofadas no chão. E para a experiência ser completa, foram servidos pipoca e refrigerante.

Após assistir a produção, fez-se uma roda de conversa para dialogar sobre o filme assistido. Diante da pergunta sobre o que mais gostaram, as participantes destacaram as seguintes lições: “quem tem mais dificuldades para amar é quem mais precisa de amor”; “conhecimento é saber, sabedoria é fazer”; “precisamos aceitar que não temos controle sobre tudo que acontece conosco”; “é preciso eliminar os pensamentos negativos”; “é fundamental valorizar as pequenas coisas da vida porque nada é banal e a felicidade está na jornada e não no destino”.

Após as partilhas, a educadora pediu para retomarem a pergunta feita no início da atividade: pensar em um momento especial de suas vidas. Para a maioria, a resposta foi a vivência do presente. Para concluir o encontro, as beneficiadas responderam às seguintes perguntas: Onde você está? Aqui; Que horas são? Agora; O que você é? Este momento! As perguntas tiveram como objetivo ressaltar a importância de viver o aqui e agora, e valorizar aquilo que temos. Quando aprender a valorizar o caminho verá que o sucesso é uma consequência.

Pelas reflexões realizadas pelo grupo foi possível perceber que a metodologia proporcionou análise das situações vividas, bem como o entendimento sobre os limites enfrentados e as possibilidades de superação em situações desafiantes.

 

Créditos: Vânia Rodrigues e Maria Joseline, educadoras sociais e Françoise Brito, assistente social.

Fotos

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.