Publicado em: 06/05/2022
PVPG realiza ação para assegurar cidadania eleitoral a beneficiados
Oportunidade serviu, também, para reflexão com as famílias sobre a importância do título de eleitor e do voto consciente

Este é mais um ano eleitoral e o voto é um ato de cidadania que representa a principal forma de participação política de cada cidadão(ã). Ao votar, as pessoas fortalecem ainda mais a democracia e ampliam sua participação nas decisões políticas do país. Uma vez que, somos todos responsáveis pela construção de um país melhor.

Diante de tamanha responsabilidade, o Projeto Vida Padre Gailhac de São Sebastião realizou ações para auxiliar as famílias dos beneficiados a requererem o título de eleitor e também regularizarem pendências eleitorais junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Afinal, “Motivar a cidadania para a emancipação social e superação das vulnerabilidades”, é  o tema da unidade socioassistencial de 2022.

Uma das ações ocorreu após a realização de uma pesquisa entre as famílias dos atendidos, com objetivo de fazer o levantamento dos dados de pessoas sem o documento e com pendências eleitorais, e se havia também interesse em fazer a aquisição do documento e regularizar eventuais pendências. Diante da demanda percebida, foi enviado para as famílias um folder impresso e um banner digital informando a importância do título de eleitor, como instrumento de participação política, e quais os documentos necessários para a aquisição e regularização do documento.

Com essas informações as famílias foram até a unidade socioassistencial no dia 02 de maio para fazerem os requerimentos de forma on-line. Com a alta demanda, a equipe da unidade socioassistencial prolongou por mais um dia o atendimento. O funcionário de serviços gerais da instituição, Edy Silva, também aproveitou a oportunidade para regularizar seu título eleitoral.

A oportunidade serviu também para refletirmos com as famílias sobre a importância do título de eleitor e do voto consciente. Para tanto, foi desenvolvida atividade sociopedagógica para conhecimento do documento e dos direitos civis relacionados ao mesmo. As crianças e adolescentes preencheram um título eleitoral fictício e participaram de debates em encontros virtuais.

Tal iniciativa é um estímulo à necessária participação política e reforça o quanto é importante que os cidadãos sejam cada vez mais conscientes sobre os seus direitos e deveres. Além disso, essa atitude contribui no pensamento criterioso que se deve ter dos candidatos e suas propostas, de modo a fazer o acompanhamento e controle social da atuação dos candidatos que venham a eleger. Isso é cidadania.

 

 

Texto por: Vânia Rodrigues e Maria Joseline, Educadoras Sociais e Françoise Brito, Assistente Social.

Fotos

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.