Publicado em: 01/04/2022
PVPG realiza encontro para meninas
As participantes, de idades entre 12 a 14 anos, tiveram oportunidade de trabalhar o autoconhecimento e o gerenciamento de emoções negativas

No dia 29 de março, a unidade socioassistencial Projeto Vida Padre Gailhac de São Sebastião realizou a primeira oficina com grupo de meninas atendidas. Com a atividade, as participantes, de idades entre 12 a 14 anos, tiveram oportunidade de trabalhar o autoconhecimento e o gerenciamento de emoções negativas por meio de dinâmicas, músicas, atividade de respiração e de construção de autorretratos. 

As dinâmicas foram pensadas para ampliar as possibilidades de atendimento institucional e promover, junto a esse público, reflexões que contribuam para transformações individuais e coletivas. A atividade foi iniciada com a dinâmica dos balões. Esta dinâmica consiste em identificar os níveis de estresse das participantes, trabalhando a resignação para suportar contrariedades e explorar o reconhecimento das emoções. A atividade trouxe questões do cotidiano das adolescentes que poderiam ocasionar estresse. 

Para isso, cada participante recebeu um balão com os seguintes comandos a serem seguidos de acordo com as questões levantadas: se não estressa, não assopra; se estressa só um pouco, dê uma assoprada; se estressa muito, dê duas assopradas; se não aguenta e quase explode, dê três assopradas.

A dinâmica foi finalizada com reflexões ressaltando que situações corriqueiras de estresse sempre acontecerão e cabe a nós saber controlar para que o estímulo externo não nos perturbe. O momento foi encerrado com um exercício de respiração (meditação) que ajuda a equilibrar o estresse e a ansiedade.

No segundo momento, ainda com balões, realizou-se um momento em grupo para refletir sobre a importância do trabalho em equipe e da participação coletiva como estratégia de empoderamento. Em sequência, realizou-se uma atividade de autoconhecimento onde as participantes fizeram um autorretrato apresentando seus sonhos e desejos; brincadeiras e atividades prediletas; sentimentos que mais valorizam; o que desejam mudar e profissões que apreciam. Posteriormente cada uma apresentou a sua produção.

Finalizou-se a oficina com a apresentação da música da banda Jota Quest (O Sol) e análise do momento. Cada participante foi presenteada com um mimo: um kit de agenda, caneta, um cartão personalizado e chocolate. As participantes relataram que o encontro superou as expectativas, que gostaram das dinâmicas, das músicas, reflexões e dos brindes que ganharam. 

A cada dia, a luta por igualdade de gênero vem ganhando mais espaço na sociedade. Por isso, promover espaços de escuta, diálogos e encontros positivos é fundamental para o empoderamento das mulheres e a garantia dos direitos humanos. 

           

 

Texto com informações de Vânia Rodrigues e Maria Joseline, Educadora Sociais, e Françoise Brito, Assistente Social.

 

Fotos

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.