Publicado em: 22/04/2022
Semana de Arte Moderna
Curiosidades sobre a arte moderna no Brasil em 1920, por Ana Luiza Pacheco e Isabelli Martins - Gazeta Sagrado Digital

Fotografia: Agatha Arentz

A Semana da Arte Moderna, também conhecida como Semana de 22, foi uma manifestação artística e cultural que aconteceu entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo. Considerada o início oficial do Modernismo no Brasil, teve como principal objetivo renovar o ambiente artístico-cultural e mostrar o que havia na escultura, na arquitetura, na música e na literatura brasileira no momento. Vários artistas como Anita Malfatti, Zina Aita, Di Cavalcanti e Heitor Villa-Lobos tiveram suas obras expostas no evento. 

 

No saguão do Teatro, o festival da Semana de Arte Moderna incluiu a exposição de cerca de 100 obras e três sessões literárias e musicais noturnas. O evento foi inaugurado pela palestra do escritor Graça Aranha, seguido de apresentações musicais e exposições artísticas. No segundo dia, houve uma apresentação musical, a palestra do escritor e artista Menotti del Picchia e a leitura do poema “Os sapos”, de Manuel Bandeira. Nesse poema, havia uma crítica muito forte à poesia parnasiana, que é um tipo de escola literária, a qual tratava de assuntos científicos e positivistas, o que deixou o público indignado, respondendo com muitas vaias e burburinhos. Ao longo da semana, essa indignação só aumentou. As obras e suas propostas contestadoras foram bem mal-recebidas.

 

Apesar do fracasso e do estresse dos três dias de evento, ela se tornou um marco cultural para a arte brasileira e cumpriu seu papel de divulgação da arte moderna. Nos dias de hoje, várias dessas artes são consideradas muito importantes para a história do Brasil, e, por causa disso, essa semana foi ─ e é ─ muito importante para a história da arte brasileira.

 

 

Fotos

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.