A história da fundação do CSCM de Brasília tem início em 24 de julho de 1959 - antes mesmo da inauguração da nova Capital Federal - com a chegada das religiosas do IRSCM a Brasília. No dia 25 de julho, a comitiva coordenada pela Ir. Apresentação seguiu para Goiânia, a fim de comunicar ao Bispo a intenção de abrir uma escola na nova capital do Brasil.
Em maio de 1960, após a fundação de Brasília, Ir Berdanete (Provincial à época) retornou à Brasília para apresentar o espaço escolhido para abrigar o novo colégio às irmãs provinciais e representantes da casa mãe.
Em 15 de agosto de 1961, foi lançada a pedra fundamental do Colégio Sagrado Coração de Maria em Brasília, como parte das comemorações do cinquentenário do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria no Brasil. O evento contou com a presença da Provincial Ir. Bernadete, acompanhada de todas as superioras da Província Brasileira com delegações dos colégios brasileiros, do colégio de Bogotá, de Medelin e de Nova York.
A unidade brasiliense do Colégio Sagrado Coração de Maria foi inaugurada em 24 de fevereiro de 1962, com o nome de Ginásio Sacré Coeur de Marie e, em março do mesmo ano, iniciou suas aulas com a primeira turma de meninas. Naquele momento nascia uma comunidade educativa de encantamento e estreita relação entre as irmãs, alunas e suas mães.
Hoje a unidade oferece turmas do maternal ao Ensino Médio. Sua história se entrelaça ao crescimento e desenvolvimento da Capital Federal, sendo referência e motivo de orgulho de muitos brasilienses e candangos.