Publicado em: 22/03/2022
A Cultura da Paz: projeto trabalha temática com alunos do 1º ao 5º ano
A vivência da cultura da paz no dia a dia escolar promove uma rotina aberta ao diálogo, escuta, tolerância e generosidade

Quantas pessoas resolvem seus problemas com violência? Quantas nações declaram guerra a outras? Quantas pessoas são preconceituosas com colegas e vizinhos? Buscando promover a reflexão acerca desses questionamentos, o Colégio Sagrado Coração de Maria lança o projeto formativo “A Cultura da Paz”.

Idealizado pela professora de empreendedorismo, Rosa Leite, o projeto será desenvolvido com estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. De acordo com a professora, abordar este tema no ambiente escolar é de suma importância para a formação humana dos estudantes. "Enquanto muitas pessoas escolhem o caminho da violência para resolver seus conflitos, aqui na escola a gente promove o diálogo, a conversa e a tolerância.", afirma Rosa. 

Segundo ela,  ao proporcionar a vivência da cultura da paz no dia a dia escolar, a escola promove uma rotina aberta ao diálogo, a escuta, a tolerância, a generosidade, ao comprometimento com o amor e com a educação para a paz, que dura para toda a existência.

Atividades

O projeto foi iniciado com uma atividade para lá de diferente e divertida! Um peixinho de verdade foi a ferramenta utilizada pela equipe pedagógica para sensibilizar os estudantes com relação às diferenças, além de trabalhar a importância do respeito e do diálogo.

Nas etapas seguintes, cada turma trabalhará um livro. Todas as obras foram escolhidas para trabalhar a boa convivência e as formas de levar o dia a dia a fim de sermos pessoas para a paz. 

O trabalho já teve início com o 1º ano, trabalhando o livro "O valor da amizade", de Cynthia Arnt Gusmão. A leitura, realizada no dia 18 de março, foi muito especial, pois contou com a presença da própria autora, que também autografou os livros e bateu um papo com os alunos.

 

Clique aqui e confira os registros da atividade com Cynthia Arnt.

 

As turmas do 2º ano irão trabalhar a obra " A menina e o catavento", que fala sobre os talentos e diferenças individuais, e sobre como cada indivíduo é especial à sua maneira.

O 3º ano vai trabalhar sobre o livro "O menino e o gigante" que fala sobre medos e a importância do apoio da amizade e da família para superar os obstáculos. Ambas as obras são da autora Débora Bianca, que também estará na escola no próximo dia 29 de março para um momento de leitura, reflexão e autógrafos com os estudantes.

Já o 4º ano trabalhará uma temática mais aprofundada: as deficiências.  Através do livro "A cadeira maluca de Samuca" de Alexandre Parente. A obra será o norte para debates e reflexões abordando as deficiências físicas, psicológicas e mentais. Com as turmas do 4º ano o projeto trabalhará, ainda, o Estatuto da Criança e do Adolescente a questão das leis de acessibilidade.

O 5º ano irá trabalhar o livro "A história diferente e igual de Clarêncio e Justino", de Rafael Rico. A obra fala sobre os sonhos, enquanto dá importantes lições de educação financeira. Com o livro os estudantes serão convidados a refletir sobre como o dinheiro é importante, mas não é tudo.

 

Todas as obras foram escolhidas para trabalhar a boa convivência e as formas de levar o dia a dia a fim de sermos pessoas para a paz.

 

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.