Publicado em: 13/04/2022
“A Cultura da Paz” promove roda de conversa com Alexandre Parente
Ex-aluno do CSCM, Parente matou a saudade da escola ao promover uma roda de leitura e conversa com os estudantes
Promover uma rotina aberta ao diálogo, a escuta, a tolerância, a generosidade, ao comprometimento com o amor e com a educação para a paz, que dura para toda a existência. Esse tem sido o objetivo principal do Projeto formativo “A Cultura da Paz”, promovido com os estudantes do Ensino Fundamental - Anos Iniciais no CSCM de Brasília.
Em mais uma etapa do projeto, os estudantes do 4º ano receberam uma visita muito especial: o autor Alexandre Parente. Ex-aluno do CSCM, Parente matou a saudade da escola ao promover uma roda de leitura e conversa com os estudantes, nos dias 12 e 13 de abril. O tema debatido no encontro foi a obra mais recente do autor, intitulada “A cadeira maluca do Samuca”.
Ao longo do projeto, os 4º anos vêm trabalhando a temática das deficiências. Assim, a obra de Parente foi um norte para as atividades, uma vez que promove reflexões sobre as deficiências físicas, psicológicas e mentais.
Nas próximas etapas do “A Cultura de Paz” as turmas do 4º ano trabalharão, ainda, o Estatuto da Criança e do Adolescente e as questões das leis de acessibilidade.
Sobre o projeto
Idealizado pela professora de empreendedorismo, Rosa Leite, o projeto está sendo desenvolvido com estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. De acordo com a professora, abordar este tema no ambiente escolar é de suma importância para a formação humana dos estudantes. "Enquanto muitas pessoas escolhem o caminho da violência para resolver seus conflitos, aqui na escola a gente promove o diálogo, a conversa e a tolerância.", afirma Rosa.
Clique aqui e confira mais sobre o tema.