Publicado em: 14/03/2023
Aprender e transformar: Cultura Maker é o tema do projeto no 1º trimestre
Alunos enfrentarão o desafio de criar equipamentos sustentáveis que auxiliem na acessibilidade

Teve início, nesta terça-feira, dia 14 de março, o Projeto “Aprender e transformar: empreendedorismo em movimento”, envolvendo os estudantes do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental — Anos Finais. O objetivo do projeto, que compreenderá temáticas diferentes a cada trimestre, é proporcionar um espaço multidisciplinar para os estudantes trabalharem todas as áreas do conhecimento, ampliando suas habilidades e suas competências.

 

A abertura, um momento de integração e descontração, foi o contato inicial dos estudantes com o tema que irão trabalhar pelo resto do trimestre: a Cultura Maker. Eles foram apresentados ao conceito e levados a refletir que, com criatividade, planejamento e conhecimento, é possível transformar objetos e conceitos, atribuindo a eles novas funcionalidades surpreendentes.

Para exemplificar, os alunos foram apresentados a um exemplo prático: uma bike adaptada que, ao ter os pedais acionados, faz funcionar um liquidificador. Na sequência, o desafio: os estudantes, divididos em grupos, serão responsáveis pela criação de equipamentos sustentáveis que auxiliem na questão da acessibilidade, seja em casa, na escola, no trabalho, no transporte, na moda e no lazer. 

 

Cada aluno pôde escolher a vertente de sua preferência para atuar. E, reunidos em sala de aula, já deram início a troca de ideias e planejamentos  dos projetos. Na culminância do projeto, os produtos finais participarão de uma exposição e também de uma competição entre as séries envolvidas, em que serão analisados critérios como: custo x benefício, propaganda, funcionalidade  etc.

 

A Cultura Maker

A cultura maker é o conjunto de comportamentos e ferramentas que possibilita que qualquer indivíduo possa desenvolver seus próprios produtos, utilizando o DIY e ferramentas adequadas. Devido ao seu alto impacto, muitos estudiosos consideram como uma filosofia.

É muito comum que essa tendência seja vinculada a ferramentas ultra tecnológicas, como impressoras 3D, por exemplo. Mas, na realidade, a cultura maker independe da tecnologia. Muitos espaços colaborativos, que denominamos Makerplaces ou Fablabs, possuem ferramentas comuns, como serrotes, lixadeiras, furadeiras etc.

 

O objetivo principal da cultura maker é permitir e, principalmente, incentivar o “faça você mesmo”. Possibilitando o desenvolvimento de uma sociedade muito mais independente, criativa e pró-ativa. Podemos dizer, portanto, que o objetivo da cultura maker é o de “colocar a mão na massa” e não esperar que outros façam o que precisamos.

 

*Texto com informações do site www.educadordofuturo.com.br



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