Publicado em: 19/04/2021
Atividade trabalha habilidades socioemocionais com estudantes do 2º período
O livro Pedro vira porco espinho foi trabalhado coletivamente e ajudou as crianças a desenvolverem a empatia, acolhendo o outro em suas diferenças. A atividade propôs, ainda, o desenvolvimento de diferentes estratégias para lidar melhor com os sentimentos.

Olhar, com cuidado e afeto, para o desenvolvimento emocional na infância é uma forma de apoiar as crianças na construção de sua subjetividade — e uma das prioridades da Rede Sagrado Coração de Maria. Vivenciamos um período em que as emoções estão sendo colocadas à prova. Por isso, as turmas do 2º Período desenvolveram uma atividade especial para trabalhar as percepções relacionadas às habilidades socioemocionais.
O livro Pedro vira porco espinho foi trabalhado coletivamente e ajudou as crianças a desenvolverem a empatia, acolhendo o outro em suas diferenças. A atividade propôs, ainda, o desenvolvimento de diferentes estratégias para lidar melhor com os sentimentos.
De acordo com a professora que esteve à frente do trabalho, Camila Azevedo, para esse tipo de exercício, é necessário proporcionar um ambiente em que os estudantes possam manifestar suas emoções, de modo que sejam efetivados seus direitos de expressão e escuta e atendidas em suas individualidades. Segundo ela, nesse movimento, as crianças constroem o entendimento de que todas as emoções fazem parte da vida e são fundamentais para ela, da alegria à tristeza.
De acordo com a coordenadora da Educação Infantil, Márcia Philippi, foi importante proporcionar às crianças momentos para que elas pudessem falar e expressar suas emoções e reconhecê-las na ação – sentimentos que as deixavam felizes, tristes, com raiva, entre outros. “Com isso, foi possível valorizar e mostrar aos pequenos que os aspectos afetivos fazem parte da nossa vida e que são acolhidos e respeitados pelos adultos de sua convivência”, salientou a pedagoga.
Confira os registros da atividade: