Publicado em: 28/01/2022
Atividades promovem a ampliação do universo cultural e artístico no PVPG
A arte desperta a capacidade de criação. É um meio de externar os sentimentos mais diversos. Também permite compreender os planos da expressão, interagir de forma a trabalhar a inserção social de modo amplo e contribuir para a expansão do universo informacional e artístico. Com base neste conceito, o Projeto Vida Padre Gailhac de São Sebastião escolheu para as Atividades Diferenciadas de Janeiro de 2022 a temática “A arte e suas formas”.
Assim, ao longo do mês de janeiro estão sendo trabalhados cinco tipos de artes clássicas, a saber: a Escultura (segunda arte); a Pintura (terceira arte); a Música (quarta arte); a Dança (sexta arte); e a Literatura (quinta arte), nesta ordem. As atividades foram enviadas por meio de áudio, banner e também entregues de forma impressa na unidade, para a realização remota individualmente ou com a participação da família.
Após a realização das atividades propostas, cada participante enviou à equipe a foto de suas obras de arte ou as trouxeram até a unidade para serem registradas. A cada semana foram realizadas votações de classificação das melhores obras. A escolha foi feita no âmbito dos grupos no Whatsapp institucional. Concorreram entre si somente os participantes do mesmo grupo. No último dia do concurso as melhores obras foram expostas em todos os grupos de whatsapp dos beneficiados e no grupo dos pais.
As atividades
Na primeira semana foi trabalhada a segunda arte, a Escultura, a partir da qual os beneficiados criaram uma pequena obra utilizando materiais reciclados e/ou materiais encontrados em casa. A temática foi de livre escolha. A segunda semana teve como desafio a Pintura. Os atendidos criaram uma pintura utilizando materiais como folha A4, tinta guache, lápis de cor e outros materiais encontrados em casa. A temática foi de livre escolha.
Já na terceira semana, o desafio foi criar algo a partir da música e da dança. Os beneficiados produziram um pequeno vídeo, semelhante aos do aplicativo Tik Tok, dançando uma música que gostavam, observando alguns critérios pré-estabelecidos, como a escolha de uma música com uma letra positiva, sem palavras agressivas, ideias preconceituosas ou expressões que desvalorizassem as quaisquer pessoas. Para motivação dos beneficiados foi enviado um vídeo com uma coreografia apresentada pelo oficineiro João Paulo Bebiano do Projeto Vida Irmã Maria de Aquino de Ubá-Minas Gerais.
Por fim, na última semana os beneficiados foram desafiados a desenvolver trabalhos sobre a quinta arte - a Literatura. Assim, criaram uma obra literária (poema, música, história em quadrinho, entre outras abordagens) de autoria própria, sendo a temática também de livre escolha. Um dos objetivos norteadores do concurso foi justamente estimular as crianças e adolescentes a não somente reproduzirem as formas artísticas já reconhecidas, mas principalmente a criarem as suas próprias obras a partir de sentimentos, ideias e percepções sobre a realidade e o mundo em que vivem.
Houve muito envolvimento com as atividades, principalmente no que se refere às práticas de pintura e dança demonstrando uma ampliação do universo cultural e artístico dos beneficiados. As obras mais votadas nos grupos de whatsapp institucional foram divulgadas no encerramento do concurso, bem como os agradecimentos aos participantes.
Texto com informações das Educadoras Sociais Vânia Rodrigues e Jussara Carmo e da Assistente Social Françoise Brito.