Publicado em: 24/03/2023
Brasília recebe visita de irmãs do Conselho de Liderança do IRSCM
Irmãs Paré e Sipiwe foram, para a comunidade escolar, como a personificação do Carisma de Gailhac durante a visita

O Colégio Sagrado Coração de Maria Rio recebeu, de 19 a 23 de março, a visita mais do que especial de duas das quatro Conselheiras de Liderança do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria: as irmãs Sipiwe Phiri e Maria Aparecida Moreira, carinhosamente chamada de Ir. Paré.
A visita é parte das comemorações do Ano Jubilar de Padre Jean Gailhac, assim, as quatro conselheiras irão se revezar entre as escolas e cidades onde o Instituto das Religiosas se faz presente, podendo vivenciar o legado vivo deixado por Pe. Gailhac.
Em Brasília, para a comunidade escolar, a presença das religiosas foi como testemunhar a personificação do Carisma de Gailhac. Em momentos de partilha com estudantes, colaboradores e famílias, as irmãs esbanjaram alegria, vivacidade, sabedoria e acolhimento, mesmo diante da agenda cheia de compromissos
No primeiro dia de visita à escola, as religiosas foram recepcionadas por um café da manhã com o Trio Gestor e a equipe de coordenação. Na sequência, elas acompanharam uma aula de Projeto de Vida com os estudantes da 1ª Série do Ensino Médio e tomaram café com as professoras do Ensino Fundamental.
Passaram, ainda, pelas salas do Ensino Fundamental Anos Iniciais, onde foram presenteadas com cartões elaborados pelas turmas. No 5º Ano, participaram também de uma atividade relacionada ao tema do mês do Ano Jean Gailhac – Testemunhar pelo exemplo.
No segundo dia de visita, as religiosas tomaram um café com os professores do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio antes de acompanharem, na turma do 6º ano, uma atividade que reuniu as temáticas do Ano Gailhac e da Campanha da Fraternidade, trabalhando o combate à fome.
Na sequência, uma programação cultural, com um tour pelos principais pontos turísticos de Brasília, quando as irmãs se encantaram com os monumentos assinados por Oscar Niemeyer, em especial a Catedral Metropolitana de Brasília. Na quarta-feira, a manhã já teve início com muita alegria.
As religiosas foram recebidas pelos rostinhos felizes, curiosos e animados das crianças da Educação Infantil. Após acompanharem a contação da história de Gailhac com os pequenos, as irmãs participaram da cerimônia de inauguração do novo oratório de Nossa Senhora no prédio da EI.
Na parte da tarde, mais passeios externos. As irmãs Paré e Sipiwe visitaram a Cáritas-DF, um organismo vinculado à Confederação Nacional dos Bispos (CNBB), antes de se encaminharem ao Projeto Vida Padre Gailhac de São Sebastião – DF. Lá, foram recepcionadas pela equipe do Projeto e puderam conferir a recente obra de revitalização da unidade socioassistencial, antes de participar de uma dinâmica com as crianças e adolescentes atendidos pelo projeto.
O dia da despedida foi marcado por muita emoção, com um encontro com os colaboradores do Administrativo e um momento bastante especial de oração na capela. Obrigada pela presença, irmãs Sipiwe e Paré! Já estamos com saudades!