Publicado em: 26/08/2021
Conheça os medalhistas da Mostra Brasileira de Foguetes
Vencedores idealizaram, criaram e fizeram o lançamento de foguetes feitos de recicláveis

Os estudantes do Colégio Sagrado Coração de Maria de Brasília participaram, no primeiro semestre, de diversas atividades no âmbito da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Assim, eles idealizaram, criaram e fizeram o lançamento de foguetes feitos de recicláveis, com objetivo de despertar nos alunos o interesse pela Astronáutica de maneira lúdica e prática.
Os trabalhos foram inscritos na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) — uma olimpíada paralela inteiramente experimental — inserida na OBA, e renderam bons resultados. Confira a lista dos medalhistas:
- Medalha de Prata: Bernardo Luciano Bênia 4º Ano
- Medalha de Bronze: Rafael de Azevedo e Oliveira 4º Ano
- Medalha de Bronze Virtual: Luísa Coelho Reis 9° Ano
Sobre a Mostra
A competição consistia em construir e lançar foguetes, o mais distante possível, a partir de uma base de lançamento. As atividades foram desenvolvidas pelo coordenador de Ciências da Natureza, Ronan Figueiredo, com apoio do auxiliar de laboratório, Igor Custódio, e das professoras regentes de cada turma.
A Mostra Brasileira de Foguetes é um evento aberto à participação de escolas públicas e privadas, urbanas e rurais, previamente cadastradas. A MOBFOG ocorre totalmente dentro da própria escola, tem apenas uma fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos educandos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos ou de equipes, mas o ideal é que cada equipe tenha, no máximo, três alunos.
Ao final da MOBFOG, todos os estudantes, os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem um certificado de participação; além disso, há distribuição de medalhas.