Publicado em: 23/02/2022
CSCM de Brasília recebe homenagem da CLDF pelo aniversário de 60 anos
Sessão solene promovida pelo deputado distrital Jorge Vianna homenageou instituição e colaboradores

As celebrações do Jubileu de Diamante - 60 anos do Colégio Sagrado Coração de Maria foram iniciadas em grande estilo, com uma sessão solene em homenagem aos 60 anos da instituição, promovida pelo deputado distrital Jorge Vianna, na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

A cerimônia foi realizada na última terça-feira, dia 22/02/2022, uma data palíndroma - tão rara que só irá se repetir no próximo século - e que é associada pelos místicos a um marco de abertura a mudanças, boas energias e bênçãos. E essa energia, certamente, permeou a noite de homenagens, que contemplou além da instituição as figuras marcantes que fizeram parte de sua história. 

Presidindo a sessão ao lado dos membros do Trio Gestor e da Gerente da Câmara de Ed. Básica da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec), Roberta Guedes, o parlamentar parabenizou os serviços prestados pelo colégio. “Fico muito feliz em poder homenagear uma escola tão importante, que presta um serviço muito relevante para nossa cidade. Além de oferecer educação, ela oferece os valores básicos que é a religião e o amor”, disse. 

Ele também relembrou carinhosamente de sua trajetória como professor e sua parceria com o CSCM. “Me lembro das inúmeras vezes que estive no Colégio oferecendo formação de primeiros socorros aos colaboradores, uma iniciativa da instituição para garantir maior segurança aos estudantes, pioneira dentre as escolas do DF.” Hoje, salientou Vianna, a lei 6.821/21, de sua autoria e inspirada nas ações desenvolvidas no Sagrado, garante a realização do treinamento de primeiros socorros em todas as escolas da região. 

O diretor-geral, Rodrigo Ferolla, agradeceu pela oportunidade concedida por Jorge e falou sobre sua equipe. “O colégio não é só uma instituição, é um grupo de pessoas que contribui para o desenvolvimento de pessoas e da cidade. Por isso, todas as homenagens só têm efeito se estendidas aos colaboradores, os quais merecem os parabéns”, pontuou.

O Sagrado educa os alunos com princípios e valores, trabalhando para contribuir na formação de bons cidadãos. É o que frisou a coordenadora pedagógica-geral, Nilva Zôrzo. “O sentimento é de pura gratidão por fazer parte dessa construção, sempre buscando valores de sustentabilidade, honestidade e ética”.

“É muito bonito perceber que uma escola com essa tradição faz com que os frutos aconteçam. E com muita alegria que temos a oportunidade de contar com a presença de alunos e ex-alunos nessa solenidade. E é com eles e por eles que a escola completa 60 anos.”, pontuou o coordenador do SOR, Hudson Rodrigues.

Homenagens

Um dos pontos altos da noite foi a homenagem prestada pela mãe de alunos, Rachel Arentz. Em seu discurso - emocionada e emocionante -  a mãe relembrou como a história e a evolução do CSCM se misturou com a da sua família, suas filhas e de toda a comunidade da região. “No Sagrado construí um lindo círculo de amizades presentes na minha vida até hoje. No Sagrado percebi não só um lugar de ensino, preparo para o vestibular, mas de acolhimento. É família! Os alunos aprendem, acima de tudo, os valores fundamentais ao ser humano”, frisou.

Roberta Guedes, representando a Anec, também relembrou sua história junto ao CSCM. Há 22 anos Roberta foi coordenadora do Ensino Médio na instituição, e só guarda boas recordações. “Só tenho a agradecer ao Sagrado, porque foi ali que dei início à minha carreira como coordenadora e fui acolhida como ser humano, cuidada, respeitada, amada e ensinada a ser muito do que sou hoje enquanto educadora”.

Após os discursos, deu-se a cerimônia de entrega das Moções de Honra ao Mérito, reconhecendo a importância dos serviços prestados pelos homenageados à sociedade brasiliense através do CSCM. Além dos membros do Trio Gestor, receberam a lauda:

  • Suzana Castello Branco Da Paixão S. de Santana - Professora mais antiga da instituição, no Sagrado desde 02/1991;

  • Pedro Henrique Arnandes Soares - Ex-beneficiado do Projeto Vida Padre Gailhac e Ex-aluno destaque do CSCM de Brasília;

  • Maria das Graças de Almeida - Funcionária desde 1977;

  • Maria Zuleide dos Santos - Funcionária desde 1981;

  • Maria Izabel de Jesus - Funcionária desde 1984;

  • Nilva Aparecida Lencina Zôrzo - Funcionária desde 1990;

  • Adriana da Silva Mendes - Funcionária desde 1997;

  • Andréia de Lima Freitas - Funcionária desde 1997;

  • Rosa Cristina de Araújo Leite - Funcionária desde 1999;

  • Lenimar Correa de Sousa - Funcionária desde 2003;

  • Anna Luísa Castello Branco - Estudante de medicina e ex-aluna destaque de 2020 

 

A íntegra da sessão solene está disponível no YouTube da Tv Câmara Distrital.

Clique aqui e confira os registros da sessão.

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.