Publicado em: 10/08/2022
CSCM inicia projeto para se tornar referência em sustentabilidade
Objetivo é criar uma consciência ambiental clara nos estudantes, inserindo-os em uma rotina sustentável a ser replicada em casa e na comunidade

O dia 9 de agosto de 2022 foi uma data muito significativa para o CSCM de Brasília. Nesta data, como marco do início das atividades do Fórum JPIC - Justiça, Paz e Integridade da Criação, foi dado o passo inicial para que a Unidade se torne referência em sustentabilidade. 

A iniciativa surgiu após a visita da autora do livro Cidades Lixo Zero, Tainá Wanderley, realizada em abril deste ano. Ex-aluna do CSCM, Tainá promoveu, na ocasião, uma conversa de Conscientização Ambiental com as temáticas Lixo Zero e Reciclagem de óleo residual de fritura.

A atividade foi imensuravelmente inspiradora. Através dela, surgiu a inspiração para que a nossa docente de Geografia, Taynã Kairala, se tornasse uma embaixadora do Instituto Lixo Zero no DF - com o orgulhoso título de terceira embaixadora da região e a quinta do Centro-Oeste. 

Assim, em um momento especial promovido com os estudantes, a meta e os objetivos dessa nova empreitada foram apresentados pelo Coordenador do SOR, Hudson Rodrigues, e pela professora Taynã que, enquanto embaixadora do Instituto Lixo Zero, será a condutora das atividades no colégio. Dentre as novas medidas anunciadas estão:

 

  • Redução para apenas uma lixeira nas salas de aula (recicláveis);
  • Lixeira de orgânicos disponibilizada apenas no corredor, a fim de evitar consumo de orgânicos e contaminações nas salas de aula;
  • Adoção da caixa para coleta de papéis, a fim de garantir o descarte em condições adequadas para a reutilização e reciclagem;
  • Adoção de ponteiras em todas as salas para coleta das raspas de lápis que serão destinadas à compostagem;
  • Compostagem de orgânicos em geral para utilização na horta. 

De acordo com Taynã, as novas medidas, somadas aos projetos já existentes e construídos ao longo dos anos na instituição, serão um grande avanço rumo ao reconhecimento do Sagrado Brasília como uma instituição referência em sustentabilidade. “A intenção é iniciarmos hoje, cada um fazendo a sua parte e ajudando na conscientização do colega, da família e da comunidade. Assim, espero que, dentro de um ano, possamos novamente nos reunir no dia 9 de agosto, desta vez para comemorar os resultados, e assim inspirar outras unidades, outras escolas e toda a comunidade”, salientou.

Hoje o Sagrado Brasília já tem diversas iniciativas para trabalhar a destinação correta de resíduos como, por exemplo: o Papa Pilhas, que recolhe pilhas e baterias para descarte junto a cooperativas especializadas; o ponto de coleta de óleo de cozinha, que fornece matéria prima para a Fábrica Escola de Sabão; e a coleta de tampinhas plásticas - que fomenta atividades de artes plásticas e as doações do Projeto Patanatampa, que converte os recicláveis em verba para assistência aos animais abandonados.

 

Fotos

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.