Publicado em: 14/03/2022
CSCM lança projeto “Aprender e transformar: mundo em movimento” para EFAF
Projeto proporcionará espaço multidisciplinar para os estudantes trabalharem todas as áreas do conhecimento
Terá início, na próxima quarta-feira, dia 16 de março, o Projeto Aprender e transformar: mundo em movimento, envolvendo os estudantes do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental — Anos Finais. O objetivo do projeto, que compreenderá temáticas diferentes a cada trimestre, é proporcionar um espaço multidisciplinar para os estudantes trabalharem todas as áreas do conhecimento, ampliando suas habilidades e suas competências.
Para o primeiro momento, será trabalhado o subtema “A natureza do movimento”, com as vertentes terra e espaço. Os estudantes serão organizados por turma e deverão escolher a vertente de sua preferência. O grupo da vertente terra irá trabalhar na construção de um carro de rolimã; e o da vertente espaço construirá um foguete.
Ao fim das produções, os produtos finais de cada projeto participarão de uma competição entre as séries envolvidas, em que serão analisados critérios como: custo x benefício, beleza, velocidade e distância percorrida, preço e pesquisa de mercado, propaganda, etc.
De acordo com a coordenadora pedagógica do segmento, Rosângela Costa, o projeto será de extrema importância para que os estudantes se apropriem das habilidades relacionadas em cada série participante. Nas habilidades envolvendo a Língua Portuguesa, serão trabalhadas estratégias de marketing, leitura e interpretação de textos científicos, escrita de relatórios de projetos, análise crítica de conteúdos digitais que envolvam o comportamento adequado na internet, entre outros gêneros textuais, os quais fazem parte da vivência do aluno.
“Em Ciências, trabalharemos o desenvolvimento da Mecânica Newtoniana, assim como os métodos utilizados pela comunidade científica na busca por soluções para problemas corriqueiros do nosso cotidiano.”, afirma a coordenadora. Afinal, como explica Rosângela, é importante que o estudante compreenda essa relação e consiga atrelar os conteúdos estudados em sala com as problematizações do "mundo real”.
Já em História e Geografia, serão abordadas as questões que envolvem a evolução tecnológica, tanto os pontos positivos quanto os impactos destas nas transformações das sociedades e das paisagens. “Considerando a dimensão do projeto, os alunos serão levados a reconhecer a necessidade da Matemática para o desenvolvimento deste. Dessa forma, as habilidades envolverão conceitos como função social do número, regras de sociedade, porcentagem e estatística, buscando sua aplicabilidade no cotidiano. Enfim, será um mergulho no mundo do conhecimento.”, pondera.