Publicado em: 05/03/2024
Estudantes fabricam repelente em aula prática de Química
A produção é parte da campanha institucional de combate à dengue. O material será distribuído para a comunidade escolar.

Com o aumento do número de casos de dengue no Brasil e, principalmente no Distrito Federal, na terça-feira, dia 5 de março, os estudantes membros da Fábrica-Escola de sabão do Colégio Sagrado Coração de Maria de Brasília iniciam uma nova empreitada em suas atividades: a fabricação de repelente natural à base de citronela. A iniciativa é uma alternativa pensada pela Instituição para minimizar a chance de contato com o mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, com a doença dentre a comunidade escolar. 

O material produzido pelos estudantes vem para integrar a campanha interna de combate à dengue do CSCM Brasília, e será distribuído às crianças assistidas pelo Projeto Vida Padre Gailhac de São Sebastião - unidade socioassistencial mantida pelo colégio - e também será destinado à utilização pelos estudantes, professores e colaboradores da escola. 

De acordo com o professor de química e orientador da Fábrica-Escola de Sabão SCM, Vitor Carvalho, os estudantes que participam do projeto já estão familiarizados com os métodos químicos de produção de saneantes como sabão líquido, detergente, água sanitária, amaciantes e outros materiais de limpeza. “Com a nossa orientação, eles serão capazes de criar, com base nos conceitos aprendidos nas aulas e na rotina da Fábrica-Escola, uma solução barata e eficiente para proteção dos colegas estudantes e do corpo docente da instituição”, afirma o professor.

Além de repelente, a Fábrica-Escola produz saneantes (sabão líquido e detergente) e realiza campanhas arrecadação de óleo de cozinha usado, com a conscientização da comunidade para a importância da correta destinação dos resíduos. Outras habilidades desenvolvidas pelo projeto são o controle da qualidade dos produtos através da análise de pH e questionário de eficiência.

Os estudantes são responsáveis, ainda, pelo controle de estoque, análises de demanda e do custo do projeto e pela pesquisa de satisfação, que é feita dentre os usuários dos produtos com tabulação dos dados. 

 

Sobre o Projeto
A Fábrica-Escola faz parte do projeto pedagógico da Rede Sagrado – Colégios Sagrado Coração de Maria, que foca em pensar a educação a partir de uma perspectiva multidisciplinar, capaz de abranger as diversidades do conhecimento. A Fábrica-Escola de Sabão é tocada pelos estudantes do 9º ano ao Ensino Médio, e é um bom exemplo de como a Química, Matemática e Biologia, somadas a noções de empreendedorismo, sustentabilidade e solidariedade podem resultar em um projeto incrível de cuidado com a casa comum e atenção à comunidade.

O projeto envolve os alunos em todo o processo de transformação do óleo de cozinha usado em sabão – da teoria à prática. A proposta é proporcionar aos educandos um conhecimento técnico-científico sobre os aspectos que envolvem uma linha de produção. Além disso, oferecer a eles a chance de dar uma devolutiva ambiental à comunidade onde vivem. Ademais, o óleo utilizado na Fábrica-Escola é proveniente da doação da comunidade escolar. 

Assim, além de botarem a mão na massa, os estudantes que integram a equipe da fábrica desempenham um papel importante junto à comunidade, atuando como disseminadores da conscientização de como é importante aplicar a correta destinação de resíduos, uma vez que o despejo do óleo usado de cozinha na rede de esgoto causa o entupimento da rede, bem como o mau funcionamento das estações de tratamento de água e esgoto, além de ser altamente prejudicial ao meio ambiente.

 

Fotos

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.