Publicado em: 27/09/2021
Estudantes participam de atividades de resgate de habilidades fundantes
De 13 a 24 de setembro, o foco do trabalho pedagógico esteve centrado no desenvolvimento de situações de aprendizagem diversas
O compromisso com a educação de excelência está presente na missão e na visão do Colégio Sagrado Coração de Maria de Brasília. Por isso, a Equipe Pedagógica está sempre atenta ao desenvolvimento dos nossos estudantes, acompanhando os processos de ensino e de aprendizagem para planejar e replanejar as intervenções, quando necessárias.
Dessa maneira, com o retorno da maioria dos alunos ao ensino presencial, a Equipe Pedagógica iniciou um trabalho para conhecer a fundo as necessidades e os avanços individuais do processo educativo dos educandos do 9º Ano ao Ensino Médio, de março de 2020 até agora. Assim, a equipe elaborou um processo diferenciado de recuperação da aprendizagem e resgate de habilidades fundantes de cada série, antes de iniciarmos o terceiro Trimestre.
Ao longo das semanas de 13 a 24 de setembro, o foco do trabalho pedagógico esteve centrado no desenvolvimento de situações de aprendizagem diversas e com intervenções pontuais e expressivas nas habilidades que vêm demonstrando maior fragilidade em Língua Portuguesa e Matemática, incluindo Ciências da Natureza para o EM, até a 2ª Série.
Os horários das intervenções foram pontuais, com agrupamentos de alunos, separados por facilidades ou dificuldades em determinadas habilidades. Assim, os estudantes participaram de uma movimentação diferente para as intervenções e a recuperação necessária. Além disso, os estudantes autônomos e com excelente desempenho também foram contemplados, com momentos de desafios e de situações de aprendizagem mais profundas e desafiadoras.
De acordo com a Coordenadora Pedagógica, Valdirene Morais, as dinâmicas renderam excelentes resultados: “Além do reforço de conteúdo, a dinâmica foi excelente para trazer uma nova motivação para os estudos, além de promover o entrosamento e desenvolvimento de habilidades sociais dos estudantes, que também haviam sofrido prejuízos no período de afastamento”, ponderou.