Publicado em: 12/06/2024
Estudantes participam de bate-papo com atletas paraolímpicas
Atividade do EFAI foi realizada no âmbito do projeto interdisciplinar Olimpíadas: Passado, Presente e Futuro
No dia 11 de junho, como parte do projeto interdisciplinar Olimpíadas: Passado, Presente e Futuro, os alunos do Ensino Fundamental - Anos iniciais do CSCM de Brasília tiveram a honra de participar de um bate-papo inspirador com duas atletas nacionais de parabadminton: Daniele Souza e Daniele Araújo e seu treinador, Guilherme Faria, do Centro de Treinamento de Educação Física Especial (CETEFE).
Daniele Souza, que compete pela categoria WH1, ocupa a 9ª posição no ranking mundial e é a 1ª no ranking brasileiro. Ela está se preparando para representar o Brasil nas Paraolimpíadas de Paris, que terão início na próxima semana, onde será a primeira mulher da história da competição a representar o Brasil com o parabadminton.
Durante o encontro, os visitantes falaram um pouco sobre as Paraolimpíadas, suas regras de funcionamento e as diferenças em relação às Olimpíadas regulares. Os três também compartilharam com os estudantes suas trajetórias esportivas e os desafios que enfrentaram, inspirando os jovens com suas histórias de determinação, superação e conquistas. Os alunos tiveram a oportunidade de ver de perto as medalhas e troféus conquistados pelas atletas, cada uma simbolizando um capítulo de superação e dedicação ao esporte.
Daniele Souza e Daniele Araújo falaram, ainda, sobre suas jornadas no parabadminton, destacando a importância do treino, disciplina e perseverança para alcançar seus objetivos. Além das histórias inspiradoras, a atividade proporcionou um momento prático onde os estudantes puderam experimentar o parabadminton.
Orientados pelas atletas e pelo treinador Guilherme Faria, os alunos aprenderam os fundamentos básicos do esporte e participaram de algumas partidas, vivenciando a emoção e os desafios da modalidade. A presença de Daniele Souza, Daniele Araújo e Guilherme Faria no Colégio Sagrado Coração de Maria foi mais do que uma simples palestra; foi uma aula de vida, onde os alunos puderam ver de perto o que é possível alcançar com coragem, esforço e paixão pelo esporte.
O evento não apenas ampliou o conhecimento dos jovens sobre o parabadminton, mas também reforçou valores essenciais para a Rede Sagrado como a inclusão, a persistência e o respeito.